Header Ads

Em agenda no Acre ministro promete acelerar aprovação da PEC 556

Gilberto Carvalho131732O Ministro chefe da secretaria geral da presidência da República, Gilberto Carvalho chegou hoje ao Acre, e desde o início da tarde cumpre agenda política e institucional na capital. Em um dos compromissos da agenda institucional, o ministro foi homenageado por comitiva de soldados da borracha e hansenianos e se comprometeu em acelerar a tramitação do projeto de lei que trata da equiparação do salário dos soldados da borracha com ex-combatentes.
O ministro Gilberto Carvalho chegou ao Acre por volta de uma da tarde e iniciou a agenda política em um almoço no aeroporto Plácido de Castro. Depois da reunião política o representante da presidência da república cumpriu o primeiro compromisso institucional na Biblioteca pública de Rio Branco. Uma comitiva de hansenianos e soldados da borracha se reuniu com o ministro em um encontro de agradecimento.
Gilberto Carvalho, que chefiou o gabinete pessoal do presidente Lula em seus dois mandatos ajudou o governador Tião Viana, quando senador, a garantir a aposentadoria especial para os hansenianos no Brasil. “Foi talvez o ato mais bonito depois da libertação dos escravos. Foi o ministro que mediou junto ao Presidente Lula esse projeto de lei”, destacou o governador Tião Viana.
Recentemente o ministro recebeu em Brasília os soldados da borracha de vários estados, entre eles, o Acre. Lá, os membros da categoria foram condecorados como heróis da pátria.
Hoje, os soldados aproveitaram o encontro para pedir apoio do ministro, para garantir o reconhecimento econômico da Categoria e indenização por parte do estado brasileiro assim como a PEC556, que está em tramitação na câmara dos deputados há mais de dez anos e que prevê a equiparação salarial com aposentadoria e pensão especial igual ao dos ex-combatentes. “Já era pra gente estar ganhando a mais tempo esse reajuste”, comenta o soldado da borracha de 79 anos, Raimundo Andrade.
Gilberto Carvalho se comprometeu mais uma vez em apoiar o movimento “Continuaremos a luta, acelerando a tramitação da lei, e tentar fazer um acordo sobre o número de salários a mais”, disse o ministro.
Para o senador Jorge Viana, a luta dos ex-soldados da borracha ganha mais uma grande força com o apoio do ministro Gilberto Carvalho, definido por ele, como alguém sensível as causas que são do povo.  “Toda vez que o presidente Lula veio ao Acre se preocupou com essas pessoas que mais sofreram e que mais precisam de ajuda. O ministro tem a mesma preocupação e sensibilidade”.

Fonte: http://www.agazeta.net

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.