Header Ads

Levantamento revela que 27 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista



 (Tulio Santos/Esp. EM/D.A Press)
No Dia Nacional do Cirurgião-Dentista e da Saúde Bucal, o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Newton Miranda de Carvalho, diz que gostaria de voltar ao sistema antigo em que, em vez de o profissional estar apenas no consultório, ele atuava nas escolas primárias. ”Nós reduzimos muito o número de cáries com esse sistema”, informa.
“O problema básico é que a educação para a saúde ainda é deficiente. A ação governamental ainda é insuficiente” acrescenta.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 22.139 equipes de saúde bucal em atuação. Mesmo assim, Carvalho conta que ainda há 27 milhões de brasileiros que nunca foram a um dentista, por falta de informação ou por falta de acesso. “As 22 mil equipes de saúde bucal que existem no Brasil são um grande avanço, mas insuficientes para colocar o problema da saúde bucal em patamares aceitáveis”, diz Carvalho. 
Aline Lopes, dentista de um núcleo de saúde da família em Samambaia, cidade do Distrito Federal,destaca a importância da atuação de uma equipe como essa na comunidade. ”A grande vantagem é que a gente consegue ficar próxima do paciente. Eu conheço as famílias que atendo. Consigo rastreá-las, acompanhá-las desde a raiz dos seus problemas”, conta.
O Brasil concentra o maior número de dentistas do mundo, mas “a má distribuição geográfica é o problema” , diz o presidente da ABO. Newton de Carvalho explica que em um simples exame o dentista pode detectar o início de problemas que vão de uma simples cárie até algo mais sério, como o câncer de boca.
"O câncer bucal esta aumentando de forma absurda. Em 2012, estimamos que cerca de 7 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença. Para 2013, estimamos 14 mil. Isso é um índice muito alto, está dobrando em pouco espaço de tempo. É o fumo, o álcool, o sol sem proteção, a radiação ataca o lábio", alerta Carvalho.
Além disso, o presidente da ABO explica que a literatura científica médica e odontológica é rica em exemplos de relações comprovadas entre a boca e doenças cardíacas e pulmonares, diabetes, hipertensão e até o nascimento de bebês prematuros.
Newton de Carvalho recomenda a ida ao dentista de seis em seis meses. “Que escovem os dentes de três a quatro vezes por dia e não deixem de ir ao dentista. Não é só quando o dente dói que devemos ir ao dentista. Muitas vezes quando o dente dói, o problema já está avançado”. Para ele, o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista “não é só de comemorações, é para lembrar que existem doenças bucais”. 

Fonte: http://www.em.com.br
Em agenda no Acre ministro promete acelerar aprovação da PEC 556, que trata da equiparação dos soldados da Borracha O Ministro chefe da secretaria geral da presidência da República, Gilberto Carvalho chegou hoje ao Acre, e desde o início da tarde cumpre agenda política e institucional na capital. Em um dos compromissos da agenda institucional, o ministro foi homenageado por comitiva de soldados da borracha e hansenianos e se comprometeu em acelerar a tramitação do projeto de lei que trata da equiparação do salário dos soldados da borracha com ex-combatentes. O ministro Gilberto Carvalho chegou ao Acre por volta de uma da tarde e iniciou a agenda política em um almoço no aeroporto Plácido de Castro. Depois da reunião política o representante da presidência da república cumpriu o primeiro compromisso institucional na Biblioteca pública de Rio Branco. Uma comitiva de hansenianos e soldados da borracha se reuniu com o ministro em um encontro de agradecimento. Gilberto Carvalho, que chefiou o gabinete pessoal do presidente Lula em seus dois mandatos ajudou o governador Tião Viana, quando senador, a garantir a aposentadoria especial para os hansenianos no Brasil. “Foi talvez o ato mais bonito depois da libertação dos escravos. Foi o ministro que mediou junto ao Presidente Lula esse projeto de lei”, destacou hospedagem de site barata o governador Tião Viana. Recentemente o ministro recebeu em Brasília os soldados da borracha de vários estados, entre eles, o Acre. Lá, os membros da categoria foram condecorados como heróis da pátria. Hoje, os soldados aproveitaram o encontro para pedir apoio do ministro, para garantir o reconhecimento econômico da Categoria e indenização por parte do estado brasileiro assim como a PEC556, que está em tramitação na câmara dos deputados há mais de dez anos e que prevê a equiparação salarial com aposentadoria e pensão especial igual ao dos ex-combatentes. “Já era pra gente estar ganhando a mais tempo esse reajuste”, comenta o soldado da borracha de 79 anos, Raimundo Andrade. Gilberto Carvalho se comprometeu mais uma vez em apoiar o movimento “Continuaremos a luta, acelerando a tramitação da lei, e tentar fazer um acordo sobre o número de salários a mais”, disse o ministro. Para o senador Jorge Viana, a luta dos ex-soldados da borracha ganha mais uma grande força com o apoio do ministro Gilberto Carvalho, definido por ele, como alguém sensível as causas que são do povo. “Toda vez que o presidente Lula veio ao Acre se preocupou com essas pessoas que mais sofreram e que mais precisam de ajuda. O ministro tem a mesma preocupação e sensibilidade”. http://www.agazeta.net/politica-noticias/197-noticias/15019-em-agenda-no-acre-ministro-promete-acelerar-aprovacao-da-pec-556.html

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.