Header Ads

Situação de Emergência em Rio Branco

Com mais de 600 pessoas desabrigadas, sendo 272 crianças até à tarde de ontem, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, decretou situação de emergência. Os bairros afetados são o Habitasa, Ayrton Senna, Base, Cadeia Velha, Seis de Agosto, invasão da Seis de Agosto, Quinze, Adalberto Aragão, Taquari e Triângulo.
Para abrigar todas as 149 famílias afetadas pela inundação, 300 boxes foram construídos. A expectativa  é que o rio Acre possa subir ainda mais devido à previsão de mais chuvas no final de semana.
O nível do rio está sendo monitorado a cada três horas por meio de equipamentos instalados ao longo do rio Acre. O objetivo de prever uma possível catástrofe, segundo o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Edgar de Deus.
O coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Carlos Gundim, a situação mais crítica é a de Rio Branco.
“Em caso de necessidade de retirada de móveis, pedimos para a população afetada chame a Defesa Civil antes que a água suba muito, dando tempo de tirar os móveis por meio das portas e janelas. Se a água subir, somos obrigados a retirar os móveis retirando o telhado, o que dificulta o resgate”, detalhou o Gundim.
Em Rio Branco, a cota do rio Acre até à tarde de ontem era de 15,01 metros. Até domingo 70 famílias estavam desabrigadas, sendo que 13 acabaram buscando abrigo na casa de familiares.
A previsão de elevação do nível do rio Acre provocou a ida de bombeiros para Assis Brasil.

Energia desligada
A Eletrobras Distribuição Acre divulgou nota na manhã de ontem informando que todos os bairros afetados inundação terão energia cortada.
“A ação é uma medida de segurança para preservar a vida dos consumidores e técnicos que trabalham no local”, explica a nota. (Freud Antrunes)

Interior tem situação estabilizada
Em Brasileia, que no ano passado teve 96% da cidade coberta pelas águas, ainda não atingiu a cota de transbordamento que é de 11,40 metros. Até às 15 horas de ontem, o rio estava com 10,28 metros.
Xapuri também apresentou uma cota de 12,20 metros, sendo que para a ocorrência de transbordamento o nível do rio precisa atingir os 13,40 metros.
Cruzeiro do Sul, que no final de semana passou por uma série de transtornos por questões da chuva, o rio Juruá estava com 12,38 metros, sendo que a cota de transbordamento de 13 metros, registrando o começo de uma vazante.
Em Sena Madureira, o nível do rio baixou de 15,70 metros para 14,92 metros e continuam baixando. A cota de transbordamento é de 15,20 metros.
Em Tarauacá, que até o final de semana teve 16 famílias desabrigadas, teve a situação normalizada ontem, registrando uma baixa do nível do rio Tarauacá de 10,55 metros para 6,40 metros. O nível de transbordamento é de 9,50 metros.

Fonte:  http://www.jornalatribuna.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.