Header Ads

CIÊNCIA: Nova droga contra o câncer será testada em humanos

Quimioterapia já existente causa muitos efeitos colaterais. O novo medicamento deverá minimizá-los
Foto: Istock
Nova esperança para o tratamento contra o câncer: o Instituto Butantan, em São Paulo, vai iniciar testes de uma nova droga em seres humanos. Feito a partir de uma proteína encontrada na saliva do carrapato-estrela, o remédio pode ser usado para combater tumores nos rins e no pâncreas, além do melanoma (pele). Outro benefício é reduzir as metástases pulmonares derivadas desses tipos de câncer. 
O estudo já dura dez anos, e experimentos feitos em camundongos e coelhos mostraram que a proteína foi capaz de reduzir os três tipos de tumores. Segundo a responsável pela pesquisa, Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, além de atacar e matar as células cancerígenas, a proteína não oferece risco às saudáveis. “Os testes pré-clínicos (com animais) foram um sucesso e temos tudo pronto para termos um medicamento inovador para tratamento do câncer com menos efeitos colaterais”, disse ao jornal ‘O Estado de S. Paulo’. 
Para os testes em humanos começarem, é necessária ainda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em 2009, camundongos com câncer de pele foram tratados durante 42 dias com a proteína e os tumores desapareceram. Em cobaias que passaram por tratamento de seis meses, o câncer não voltou a se manifestar. Além disso, células malignas que se espalharam para o pulmão também regrediram. 
A pesquisa é feita no Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Butantan, e a descoberta dos benefícios da saliva do carrapato foi feita por acaso. No início, os pesquisadores buscavam encontrar uma capacidade anticoagulante na saliva do parasita, mas perceberam que a proteína também matava células tumorais. “Nos animais sem tumores, vemos a molécula dar uma volta e ser excretada. Nos que têm tumor, ela fica estacionada. Isso demonstra a baixa toxicidade da droga”.

Esperança também numa planta
Um outro estudo, com pesquisadores brasileiros e de Cingapura, testa os benefícios do Danshen, uma planta também conhecida como Ginseng Vermelho, no combate ao câncer de mama. Experimentos em ratos mostram que uma substância da planta inibe o crescimento de tumores na mama, porque inibe o hormônio estrógeno. Além disso, a planta não mostrou ser muito tóxica. A previsão é que, em 2015, testes sejam feitos em humanos. Os experimentos devem acontecer no Brasil e Cingapura, por causa da nacionalidade dos cientistas.

Fonte: http://odia.ig.com.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.