Header Ads

ELEIÇÕES 2014/ACRE: Último debate é fraco, mas clima esquenta após briga entre Tião Viana e Major Rocha

debate1
O último debate entre os candidatos que disputam o governo do Acre no segundo turno foi realizado na noite de quinta-feira (24) pela TV Acre, afliada da Rede Globo de televisão. Os candidatos Marcio Bittar (PSDB) e Tião Viana (PT) não apresentaram novidade ao eleitor e voltaram a trocar acusações. 
O ‘gelo’ foi quebrado com uma discussão entre o candidato Tião Viana e o deputado federal eleito, Major Rocha (PSDB), que quase vão as 'vias de fato' dentro dos estúdios da TV Acre.
O debate em formato padrão foi divido entre três blocos, sendo que apenas dois foram para perguntas e o terceiro para considerações finais dos candidatos.
O candidato Tião Viana (PT) formulou dois pedidos de direito de respostas, mas os dois foram negados pela emissora por entenderem que Bittar nada disse que pudesse ser interpretado como ofensa.
Márcio Bittar abriu o debate dirigindo a pergunta ao candidato Tião Viana e Viana, que por sua vez foi o primeiro a usar de ironia e sarcasmo para dirigir-se ao oponente. O petista repetiu a exaustão que Bittar não anda pelo Acre e que desconhece a realidade do interior. Márcio optou por rebater Tião Viana falando de propostas, detalhando plano de governo e afirmou que o petista insiste em ser preconceituoso com ele por conta de sua naturalidade. “O Acre é das pessoas que escolheram viver aqui e que lutam para tornar nosso Estado um lugar melhor”, disse.
O candidato do PT, a exemplo do debate realizado no dia anterior, voltou a questionar se Bittat tem intenção em privatizar o serviço de água e saneamento de Rio Branco, causando, suposta onda de desemprego. O candidato tucano aproveitou a oportunidade para falar do plano especifico para esta área e disse que o PT usa de chantagem emocional e terrorismo com a população ao divulgar mentiras. “Não é verdade que eu vá demitir, pelo contrario, eu quero mesmo é realizar concursos. O PT sai espalhando mentiras para aterrorizar as pessoas, mas eu não pretendo fazer nada para prejudicar nossa população”, frisou.
O candidato do PSDB questionou a candidato do PT quais os planos que ele tem para área da saúde, considerada deficiente. Viana citou números e disse que o Estado possui uma das melhores saúde pública do país e lembrou, ainda, que os estados onde o PSDB governa a situação é precária.
marcio
Bittar é abraçado pela militância tucana

Márcio rebateu dizendo que não é verdade que a saúde pública do Acre esteja bem e disse que Tião resvala de responder a verdade e faz um jogo de culpar outros. “É comum, filas de dias para conseguir consultas, demoras intermináveis para conseguir um exame. Não é verdade que exista esta saúde que ele diz”, declarou.
Márcio Bittar alertou aos servidores públicos acreanos que há o que ele chama de “rombo” na previdência e disse que as arrecadações não são feitas há anos. O petista negou e disse que o tucano não conhece os números da previdência no Acre. “Ele fala do que não entende”, disse.
tiao no debate
Tião Viana chegou acompanhado da esposa, Marlúcia, e assessores

Os candidatos debateram ainda sobre educação e segurança publica. A respeito da Segurança Pública, Márcio Bittar disse que é preciso mais investimentos em pessoal e valorização salarial para policiais. O candidato tucano disse que a população espera ansiosa por medidas que realmente diminuam a violência. O candidato do PT disse que o governo do Acre é o que melhor paga seus policiais e disse que há muito investimento para o setor.
Ambos os candidatos fizeram suas considerações finais e pediram votos no próximo dia 26.
tucanos
Militantes tucanos em frente a sede da TV Acre

Os bastidores do debate
O clima era de tensão nos bastidores do debate. Na sala da imprensa o clima não era de animosidade. Assessores do governo dividiram espaço com a imprensa e causaram mal estar. O clima foi pesado praticamente o tempo inteiro. Na sala da imprensa estavam presentes assessores de primeira ordem como Dudé Lima e Oly Duarte, uma espécie de faz tudo do governo petista e Carlos Rabello, assessor e apontado como primo do atual governador.
Paralelo a tensão entre assessores e jornalistas, o governador Tião Viana (PT) candidato a reeleição quase foi aos tapas com o deputado federal recém eleito pelo PSDB, Werles Rocha. Os dois chegaram a se xingar e precisaram serem contidos para não irem as vias de fato.
De acordo com o Wherles Rocha o enfrentamento com o governador se deu porque ele entrou no estúdio para entregar dados ao candidato tucano e disse que Viana havia mentido em uma informação. O candidato petista reagiu a critica de Rocha o xingando.
“ Ele me chamou de torturador e eu disse que isso era coisa da família dele não minha e ele quis vir para cima de mim”, contou o deputado.
O clima entre Rocha e Viana foi amenizado por assessores e profissionais da imprensa presentes no estúdio.


petistas
Militantes do PT se aglomeraram em frente a emissora de televisão

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.