Header Ads

TARAUACÁ: Campanha arrecada doações para os Yawanawa, vítimas de enchente no Acre

Os Yawanawa, povo indígena que vive no rio Gregório, na fronteira do Brasil com o Peru, no Acre, vive uma situação de calamidade. Fortes chuvas provocaram a maior enchente já documentada na área, afetando sete aldeias. A comunidade mais atingida foi a aldeia Mutum – como pode ser visto no video produzido por Joaquim Tashka Yawanawa. Assista aqui e divulgue.
O alagamento provocou desastres materiais, mas não resultou em mortes. O problema vai permanecer grave quando as águas baixarem, com a falta de materiais para preparar as roças que foram destruídas, e com isso falta de abastecimento e alimentação, mas também desafios para a educação, com o material escolar destruído, e saúde.
Biraci Nixiwaka e Joaquim Tashka, as duas principais lideranças dos Yawanawa, estão coordenando a campanha lançada pelos próprios indígenas de apoio ao povo. E gritam por ajuda.
Abaixo a mensagem difundida por Tashka no Facebook com os dados para doações. Todas as quantias serão diretamente geridas pelas comunidades e revertidas para o reparo nos estragos causados pela alagação e na reconstrução da vida dos Yawanawa.
CAMPANHA SOS YAWANAWA
Caros amigos e parceiros dos Yawanawá, uma forte chuva, seguida de uma alagação relâmpago, atingiu de cheio a Terra Indígena do Rio Gregório, deixando as aldeias situadas ao longo do Rio Gregório em estado de calamidade: casas foram derrubadas, pertences levados pela água, utensílios domésticos arrastados pela água; materiais de trabalho como terçado, enxadas, barcos, geradores, destroçados e levados pelas águas.Ainda não conseguimos entender o que realmente aconteceu, pois isto nunca aconteceu no lugar que sempre vivemos desde os tempos imemoriais, a terra que descansa nossos ancestrais.
Queremos contar com sua ajuda, para apoiar esta causa, e ajuda as famílias afetadas a re-erguerem suas vidas.
Para apoiar por favor, enviar qualquer quantidade para:
Associação Sociocultural Yawanawa
Banco do Brasil
Agencia: 0071-x
C/c: 63235-x
Fonte: Blog do Felipe Milanez

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.