Extintor de carga ABC será obrigatório a partir de 2015
Modelo já obrigatório em carros novos produzidos no Brasil desde 2005. Proprietários de veículos fabricados até 2004 deverão regularizar os extintores dos veículos até o fim deste ano
Apesar de todos os carros que são fabricados no Brasil saírem de fábrica com o extintor apropriado, muitos ainda não possuem o tipo ABC. O tipo BC, mais usado atualmente, além de ter validade de somente de um ano, só combate incêndios de líquidos inflamáveis, representado pela letra “B” e equipamentos elétricos, representados pela letra “C”. Porém, não é eficiente caso o estofado do carro pegue fogo, por exemplo.
O novo extintor tem adicionado em sua composição a substância necessária para combater incêndios do tipo “A”, como no estofado do carro. Apesar de seu preço mais alto, o novo modelo tem validade de cinco anos. Caso o seu extintor já esteja vencido e queira trocar por um novo, já é possível encontrar o modelo ABC nas lojas especializadas, mesmo faltando mais de um ano para a lei entrar em vigor.
Desde 2005, todos os carros novos produzidos no Brasil já saem com o extintor do tipo ABC. Mas ainda existem no mercado de reposição os modelos BC para os veículos fabricados até 2004. Por isso, a lei exige que todos os automóveis usem o ABC em 2015. Para motoristas que forem trocar o extintor no decorrer de 2014, recomenda-se já colocar o ABC para evitar nova troca no fim do ano.
Obrigatoriedade
Andar sem extintor ou com o equipamento fora da validade resulta em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH. Observe e não esqueça de retirar o plástico protetor. Isso também rende multa, por dificultar o acesso ao item.
O fogo
Apesar dos avanços tecnológicos e a introdução de novos sistemas de segurança, incêndios em veículos não são raros. O risco está presente em razão do aumento do uso de materiais combustíveis nos veículos, como plásticos, borrachas, conduítes, painéis, bancos, tapetes, puxadores das portas etc. De acordo com o Contran, estes produtos inflamáveis presentes nos carros podem se “ignizar” a partir de um curto-circuito ou falha elétrica e, consequentemente, provocar um princípio de incêndio. Em resumo, não promovem adequadamente a seleção dos materiais. Tão grave quanto isto é o vazamento do combustível através das mangueiras de distribuição do veículo. Em vários acidentes, o corte automático do combustível não é suficiente para evitar a combustão.
Orientações
1) Fumaça BRANCA e sem cheiro é vapor de água e indica que seu veículo está com problema no radiador. Fumaça ESCURA e com cheiro forte é princípio de incêndio;
2) Se o fogo está no motor, não abra totalmente o capô. Isso facilitaria a entrada de oxigênio (comburente), aumentando o fogo.
Providências
a) Estacione o veículo em local seguro e retire os passageiros;
b) Mantenha a calma: o tanque de combustível normalmente fica bem longe do motor;
c) Retire o extintor do suporte e rompa o lacre para destravar a válvula;
d) Mantenha o extintor na posição vertical;
e) Através de uma pequena abertura no capô do motor, aplique parte do conteúdo do extintor para abafar o fogo;
f) Abra cuidadosamente o capô (lentamente), localize o foco de incêndio e elimine-o por completo.
Fontes: Terra e Notícias do Dia
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