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Extintor de carga ABC será obrigatório a partir de 2015

Extintor de Incêndio veicular
Modelo já obrigatório em carros novos produzidos no Brasil desde 2005. Proprietários de veículos fabricados até 2004 deverão regularizar os extintores dos veículos até o fim deste ano

Apesar de todos os carros que são fabricados no Brasil saírem de fábrica com o extintor apropriado, muitos ainda não possuem o tipo ABC. O tipo BC, mais usado atualmente, além de ter validade de somente de um ano, só combate incêndios de líquidos inflamáveis, representado pela letra “B” e equipamentos elétricos, representados pela letra “C”. Porém, não é eficiente caso o estofado do carro pegue fogo, por exemplo.
O novo extintor tem adicionado em sua composição a substância necessária para combater incêndios do tipo “A”, como no estofado do carro. Apesar de seu preço mais alto, o novo modelo tem validade de cinco anos. Caso o seu extintor já esteja vencido e queira trocar por um novo, já é possível encontrar o modelo ABC nas lojas especializadas, mesmo faltando mais de um ano para a lei entrar em vigor.
Desde 2005, todos os carros novos produzidos no Brasil já saem com o extintor do tipo ABC. Mas ainda existem no mercado de reposição os modelos BC para os veículos fabricados até 2004. Por isso, a lei exige que todos os automóveis usem o ABC em 2015. Para motoristas que forem trocar o extintor no decorrer de 2014, recomenda-se já colocar o ABC para evitar nova troca no fim do ano.

Obrigatoriedade
Andar sem extintor ou com o equipamento fora da validade resulta em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH. Observe e não esqueça de retirar o plástico protetor. Isso também rende multa, por dificultar o acesso ao item.

O fogo
Apesar dos avanços tecnológicos e a introdução de novos sistemas de segurança, incêndios em veículos não são raros. O risco está presente em razão do aumento do uso de materiais combustíveis nos veículos, como plásticos, borrachas, conduítes, painéis, bancos, tapetes, puxadores das portas etc. De acordo com o Contran, estes produtos inflamáveis presentes nos carros podem se “ignizar” a partir de um curto-circuito ou falha elétrica e, consequentemente, provocar um princípio de incêndio. Em resumo, não promovem adequadamente a seleção dos materiais. Tão grave quanto isto é o vazamento do combustível através das mangueiras de distribuição do veículo. Em vários acidentes, o corte automático do combustível não é suficiente para evitar a combustão.

Orientações
1) Fumaça BRANCA e sem cheiro é vapor de água e indica que seu veículo está com problema no radiador. Fumaça ESCURA e com cheiro forte é princípio de incêndio;
2) Se o fogo está no motor, não abra totalmente o capô. Isso facilitaria a entrada de oxigênio (comburente), aumentando o fogo.

Providências
a) Estacione o veículo em local seguro e retire os passageiros;
b) Mantenha a calma: o tanque de combustível normalmente fica bem longe do motor;
c) Retire o extintor do suporte e rompa o lacre para destravar a válvula;
d) Mantenha o extintor na posição vertical;
e) Através de uma pequena abertura no capô do motor, aplique parte do conteúdo do extintor para abafar o fogo;
f) Abra cuidadosamente o capô (lentamente), localize o foco de incêndio e elimine-o por completo.

FontesTerra e Notícias do Dia

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