Header Ads

MUNDO: Mesmo após acordo histórico, Fidel Castro diz não confiar nos EUA

Fidel Castro durante reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Havana, Cuba (julho/2014)
Fidel Castro durante reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Havana, Cuba (julho/2014) - AP
O ex-presidente cubano Fidel Castro, de 88 anos, disse que "não confia nos Estados Unidos", mas que seu irmão e atual mandatário, Raúl Castro, deu "passos pertinentes" na relação entre os dois países.
"Não tenho confiança na política dos Estados Unidos e não troquei uma palavra com eles", contou Fidel, em uma carta publicada pela imprensa cubana quase um mês após Cuba e EUA anunciarem a retomada das relações bilaterais, rompidas há mais de 50 anos.
Mas Fidel reconheceu que Raúl tomou decisões "pertinentes", baseadas nas "prerrogativas e faculdades" concedidas a ele pelo Parlamento e pelo Partido Comunista de Cuba.
"Defenderemos sempre a cooperação e a amizade com todos os povos do mundo, entre eles os nossos adversários políticos", destacou Fidel no documento, que tinha como destinarária a Federação Estudantil Universitária de Cuba.
"Qualquer solução pacífica e negociada entre os EUA e os povos da América Latina que não implica o uso da força deve ser tratada com os princípios e normativas internacionais", acrescentou Fidel, que renunciou ao cargo de presidente cubano em 2008.
Este foi o primeiro comentário público de Fidel, histórico opositor à política norte-americana, desde o anúncio da retomada das relações entre os dois países. No último dia 17 de dezembro, Raúl Castro e o presidente norte-americano, Barack Obama, anunciaram uma série de medidas para reaproximar os dois países, entre elas novas leis para viagens e remessas de dinheiro. O acordo foi mediado pelo papa Francisco.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.