Header Ads

ACRE: Meteorologista do Sipam explica o motivo por que o estado está enfrentando cheias históricas

A cheia, que está preocupando o país inteiro, é alvo de matérias e questionamentos nos principais sites do país

Com a última medição – divulgada pela Defesa Civil nesta terça-feira (3) - marcando 18,11 metros, a cheia do rio Acre já ultrapassa e é de longe a maior dos últimos tempos. Ao contrário das previsões, o rio continua a subir.

A cheia, que está preocupando o país inteiro, é alvo de matérias e questionamentos nos principais sites do país. A Agência Brasil, por exemplo, procurou um meteorologista para saber o motivo da cheia.

De acordo com o meteorologista Ricardo Dala Rosa, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), as chuvas nos países vizinhos, em especial na Colômbia, no Peru e na Bolívia, estão influenciando no aumento do nível dos rios na Amazônia brasileira.

Ele afirmou ao site que o que tem provocado a elevação dos níveis dos rios “são as chuvas que estão caindo, principalmente, na encosta leste dos Andes".

O meteorologista afirma que o inverno amazônico agrava a situação.

"Quando se tem superávit de chuva, excedente de chuva, na estação seca isso não é muito preocupante. Mas, quando ele se prolonga também na estação chuvosa, isso significa que há grandes volumes de água caindo nessa região. E essa água vai, via de regra, ganhar os cursos de água e elevar os níveis dos rios", disse ao site.

Veja o vídeo que mostra a situação de Rio Branco

Um rio branquense decidiu pegar uma câmera, entrar em um barco junto com um colega e realizar uma filmagem da atual situação do rio Acre. O resultado foi um vídeo surpreendente que mostra vários pontos turísticos e lugares conhecidos da cidade debaixo d’água.
Vídeo mostra situação da Gameleira com a cheia do rio Acre


Quem publicou o vídeo nas redes sociais foi o internauta Hélio Almeida.

“Triste a situação atual de Rio Branco”, escreveu.

As reações com relação ao vídeo foram imediatas e vários usuários compartilharam e comentaram o vídeo.

“Em estado de choque, aqui. Nunca vi isso!”, escreveu uma usuária.

O vídeo foi publicado na última segunda-feira (2) e foi visualizado por mais de 6 mil pessoas e compartilhado por 270 delas.

Fonte: http://www.contilnetnoticias.com.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.