Header Ads

RIO BRANCO: BOLETIM DA ALAGAÇÃO



cabecalho-boletim-alagacao-2015 (1)



Boletim integrado governo do Estado e prefeitura de Rio Branco

Durante toda a quinta-feira, 5, o Rio Acre apresentou sinal de vazante na capital acreana. Depois de chegar ao histórico nível de 18,40 metros, que faz com que essa seja a maior enchente de que se tem registro em Rio Branco, o nível do manancial alcançou, às 18 horas, 18,22 metros.

Apesar da diminuição considerável de 18 centímetros nas últimas 18 horas e a expectativa de que o nível do rio continue baixando, a Defesa Civil Estadual mantém um monitoramento constante, já que há previsões de chuva para a região do Alto Acre e na capital acreana, onde há 26 abrigos, que acomodam 10.449 pessoas. São 2.964 famílias.

A logística para manter os abrigos impressiona. Diariamente são servidas mais de 29,5 mil refeições para desabrigados e trabalhadores. Mais de 2 mil voluntários dão exemplo de solidariedade e ajudam a amenizar o sofrimento das pessoas que foram obrigadas a deixar suas casas por causa da enchente.

Desde a manhã desta quinta-feira, 5, o governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre se reúnem duas vezes por dia com a equipe que compõe a sala de situação, a fim de avaliar as ações de enfrentamento à cheia.

Com a baixa no nível do rio, o tráfego pelo centro de Rio Branco e pela Quarta Ponte será liberado a partir das 21 horas desta quinta-feira. Já o Terminal Urbano volta a operar normalmente a partir das 5 horas da manhã de sexta-feira, 6.

Interior do estado

Em Porto Acre, distante 60 quilômetros da capital, o Rio Acre também desabriga famílias. A rápida subida do manancial já provocou a saída de casa de pelo menos 30 famílias. A prefeitura municipal decretou estado de emergência, e uma equipe da Defesa Civil Estadual se desloca na manhã de sexta-6, para ajudar no socorro às vítimas.

Em Sena Madureira, o Rio Yaco, que desabriga 96 famílias, apresentou sinal de vazante e na medição das 18 horas o nível era de 16,31 metros.

O nível do rio Madeira na região do Abunã subiu 2 centímetros e atingiu a cota de 21,86 metros.

Alerta

Neste momento, o poder público orienta a população para que economize água. Quando as pessoas forem autorizadas a voltar para casa, inicia-se o processo de limpeza, que irá acarretar o aumento da demanda de água.

As secretarias de Saúde do Acre (Sesacre) e de Rio Branco, por meio das Vigilâncias em Saúde, alertam a população sobre os riscos e as medidas que devem ser tomadas durante o período. Para evitar doenças como leptospirose, hepatite, febre tifoide e diarreia, as pessoas que estão nos locais atingidos pela enchente devem redobrar seus cuidados em relação ao consumo de água, manuseio de alimentos e higiene em geral. Saiba mais no endereço:


Doações

Coordenando pela primeira-dama do município, Gilcélia Viana, o movimento Rio Branco Amiga encabeçou a campanha de arrecadação de donativos às famílias atingidas pela cheia. Alimentos não perecíveis, leite em pó, massa para mingau e fraldas descartáveis infantis e geriátricas estão entre os itens que podem ser doados.

O cidadão que tiver interesse em colaborar com a campanha deve levar as doações aos pontos de coleta, instalados na Central de Abastecimento (Ceasa), na Estrada da Sobral com a Via Verde.

A campanha de arrecadação é idealizada pelo movimento Acre Solidário, coordenado pela primeira-dama Marlúcia Cândida. Os donativos são distribuídos às famílias desabrigadas do Estado. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é responsável pelo armazenamento das doações.

Os pontos de coleta são: Via Verde Shopping, Uninorte, Fieac, Mais Academia, igrejas Santa Inês, Assembleia de Deus, Batista do Bosque, Internacional da Graça e rede de supermercados Araújo do Tangará, Aviário, Isaura Parente e Via Chico Mendes.

Alimentos não perecíveis, roupas, colchões, massa para mingau, leite em pó, material de higiene pessoal e limpeza, lençóis e fraldas infantis e geriátricas estão entre os itens arrecadados pela campanha. Para doações em outros estados, os interessados devem realizar depósito na conta corrente “SOS Enchente Rio Acre”, Banco do Brasil C/C 500-2, Agência 0071-x, CNPJ 14346589/0001-9.
rodape-acre-solidario-2015 (1)

Fonte: http://www.agencia.ac.gov.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.