Header Ads

Rio de Janeiro completa 450 anos neste domingo (1°)


Não há quem visite o Rio de Janeiro que não fique encantado com tanta beleza natural reunida num só lugar. A cidade maravilhosa, como é conhecida mundialmente, chega aos seus 450 anos no próximo domingo (1º), como um dos mais belos cartões postais do Brasil e impressionando brasileiros e estrangeiros por suas peculiaridades.

“Estamos vendo que a cada ano o Rio tem amadurecido em seus aspectos turísticos, tendo sido cenário de grandes eventos nos últimos anos e mostrado que sabe receber bem turistas de todas as nacionalidades”, ressaltou Vicente Neto, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). “O Rio está no imaginário coletivo mundial e conhecer uma das mais belas cidades do Brasil é um desejo de milhares de pessoas”, completou.

Por meio do Rio de Janeiro, o Brasil tem fortalecido seu potencial para sediar grandes eventos internacionais. A capital carioca recebeu em junho de 2012 a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em que participaram líderes dos 193 países que fazem parte da ONU, superando a expectativa original de 50.000 participantes entre autoridades, negociadores, políticos e jornalistas.

Em junho de 2013, teve a Copa das Confederações e, em seguida, veio a Jornada Mundial da Juventude (julho de 2013). Neste período, o Brasil recebeu 415 mil turistas em único mês e o Rio teve 30% mais estrangeiros.

Pesquisa da Embratur feita na época mostrou que os turistas que foram aos jogos em Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza escolheram a capital fluminense como a segunda cidade a ser visitada durante a estadia no País. “A pesquisa confirma o Rio como nosso principal cartão-postal”, afirma o presidente da Embratur.

Em 2014, foi a vez de o Rio ser palco da Copa do Mundo. Apenas durante o período do mundial de futebol, conforme dados do Ministério do Turismo, mais de 1 milhão de visitantes internacionais, de 203 países, passearam por mais de 400 cidades brasileiras.

No próximo ano, o Rio será protagonista das Olímpíadas e Paralimpíadas que devem receber 10.500 atletas de 205 países, além das delegações desses países e dos turistas brasileiros e estrangeiros que passarão por lá durante os 17 dias de evento.

Segundo revela última pesquisa de demanda internacional do Ministério do Turismo, realizada em aeroportos internacionais e postos de fronteiras terrestres com 33,1 mil visitantes, a capital fluminense é a preferida dos viajantes de lazer.

Em 2013, um terço dos visitantes internacionais motivados pelas atividades de lazer passaram pela cidade do Rio de Janeiro. Florianópolis (SC), que aparece em segundo lugar, recebeu 18,7% deste fluxo e Foz do Iguaçu, 17%.

Confira informações sobre as comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro.

Fonte: Embratur

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.