Header Ads

TARAUACÁ REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE

Conferência Municipal de Juventude (foto: Jardy Lopes)

Aconteceu na manhã deste sábado, 15 de agosto, em Tarauacá a Primeira Conferência Municipal de Juventude. O evento foi promovido pela Prefeitura do Município em parceria com Governo do Estado, por meio da Assessoria Especial da Juventude (Assejuv). Centenas de jovens de diversos segmentos sociais e grupos de juventude de todos os bairros do município, participaram do encontro. 
Weverton Matias (Assejuv) (foto: Jardy Lopes)
De acordo com o Assessor Especial de Juventude do Governo do Acre, Weverton Matias, a Assejuv vai realizar conferências nos 22 municípios do Acre. "Nas conferências municipais a juventude é ouvida e com base em suas reivindicações será construído um plano estadual de políticas voltadas para os jovens. O governo se esforça para realizar as 22 conferências municipais. Os jovens de Tarauacá estão de parabéns pela presença e pela disposição", disse Matias. Ainda segundo o assessor especial, o Acre pode ser o único estado do país a realizar 100% das conferências municipais. “O governo faz um esforço grande para realizar estas conferências, inclusive, porque temos municípios distantes e isolados. Pretendemos realizar também conferências livres em comunidades indígenas, em comunidades isoladas para ouvir as diferentes expressões da juventude no estado”, disse.
Prefeito Rodrigo Damasceno (foto: Jardy Lopes)
O prefeito Rodrigo Damasceno esteve presente falou sobre o evento. "Desde que chegamos na gestão, formamos, em pareceria com o Pronatec, mais de 4 mil jovens, já entregamos 3 quadras de esportes e vamos entregar mais 3, estamos construindo a Praça da Juventude, 9 Escolas, entregamos Biblioteca e ampliamos as vagas de estágio de 10 para 100, bem como, comemoramos a União do Governo do Estado e Federal que asseguraram a entrega do IFAC ainda para este ano. Debatemos sobre os avanços conquistados e apontamos novas Conquistas a serem alcançadas", falou o prefeito.
Deputado Jenilson Lopes (foto: Jardy Lopes)
O Deputado Estadual Dr. Jenilson também participou do encontro. Em sua fala defendeu a implantação do núcleo permanente da UFAC na região Tarauacá/Envira. Para o parlamentar, a luta em defesa da implantação do núcleo da UFAC na região deve ser um compromisso do governo do Estado, do governo municipal, da bancada federal ( senadores e deputados federais), com o apoio maciço de toda comunidade, principalmente, da juventude- a grande beneficiada com a conquista. "Os jovens da região não podem mais deixar de estudar por não ter condições de ir morar na capital. Por isso, se faz necessário o campus da UFAC na nossa região" finalizou.
UJS (foto: Jardy Lopes) 

Nesses encontros são apresentadas propostas que se encaixam nos eixos temáticos tratados pelo Estatuto da Juventude, de modo que cada município tenha direito a elaborar 12 propostas oficiais. Assim, depois de definidas, serão eleitos 248 delegados para levá-las à etapa estadual.

Juventude de Tarauacá (foto: Jardy Lopes) 

A conferência Municipal é preparatória para a Conferência Estadual que acontece nos dias 21 e 22 de outubro de 2015. Os delegados dos municípios que dela participarão estão sendo escolhidos nas conferências municipais. Na Conferência Estadual, por sua vez, serão escolhidos dez delegados que participarão da Conferência Nacional da Juventude, a ser realizada no mês de dezembro em dezembro em Brasília.

Do Blog do Accioly

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.