Header Ads

Bolsa Família poderá ser depositada em conta poupança da Caixa



Os beneficiários do Bolsa Família poderão receber, a partir desta quinta-feira (17), os pagamentos do programa de transferência de renda por meio de uma conta poupança na Caixa Econômica Federal, não precisando mais sacar o dinheiro todo de uma vez. 

Com a abertura da conta, o beneficiário poderá pagar contas e fazer compras em estabelecimentos comerciais usando o cartão de débito. Este mês, cerca de 400 mil famílias já vão receber o benefício dessa forma.

As famílias que não tiverem interesse não serão obrigadas a abrir uma poupança. Os saques continuam podendo ser feitos com o cartão do programa nos canais de autoatendimento da Caixa, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Quem desejar abrir uma conta poupança para receber a complementação de renda do programa precisa apenas apresentar o CPF na agência bancária ou casa lotérica na qual costuma sacar o benefício. A poupança dá direito a dois extratos impressos e dois saques por mês, sem cobrança de tarifas. A consulta de saldo e movimentações também pode ser feita pelo Internet Banking Caixa.

No entanto, nada muda para o beneficiário caso ele escolha não possuir a conta, cuja abertura é opcional. O antigo cartão do Bolsa Família continuará funcionando normalmente.

A beneficiária Mônica Ferreira Rodrigues pretende abrir logo a sua conta. “Sempre tenho de sacar tudo. Com a poupança, não vou precisar ficar andando por aí com dinheiro no bolso. É perigoso”, diz. 

Piloto realizado com 2,6 mil famílias

Um piloto da ação foi realizado em fevereiro com 2,6 mil famílias de Brasília (DF) e Minador do Negrão (AL) que já possuíam Poupança Caixa Fácil. Segundo o diretor do Bolsa Família e Benefícios Sociais da Caixa, Roberto Barreto, foi possível perceber como a iniciativa facilitará o dia a dia das famílias.

“Observamos que os beneficiários compareciam às lotéricas com o cartão da poupança em mãos, aproveitando essa nova opção de saque, sem retirar todo o benefício de uma só vez e realizando compras com o cartão”, avalia.

Em fevereiro, foram enviadas mensagens nos extratos do Bolsa Família com informações sobre o recebimento do benefício por meio da poupança. 

Fonte: Portal Brasil, com informações da Caixa Econômica e da Agência Brasil

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.