Header Ads

Justiça Federal derruba uma das liminares que suspendia nomeação de Lula

Presidente do TRF-1 derrubou liminar de Itagiba Catta Preta Neto; decisão de juíza do Rio de Janeiro continua valendo
Roberto Stuckert Filho/PR - 17.03.16
Posse de Lula continua suspensa por decisão de juíza da Justiça Federal do Rio de Janeiro
O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no Distrito Federal, derrubou na noite desta quinta-feira (17) a liminar da Justiça Federal de Brasília que havia suspendido a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma outra liminar, da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que também suspendeu o decreto de nomeação da presidente, continua valendo.

A decisão do desembargador Cândido Ribeiro derruba apenas o despacho do juiz Itagiba Catta Preta Neto, que se baseou nos áudios divulgados de conversas de Lula com vários interlocutores para afirmar que a ida do ex-presidente à Casa Civil "implica na intervenção direta" do Executivo nas atividades do Poder Judiciário.

No Supremo Tribunal Federal (STF), há, até agora, 10 ações que questionam a posse de Lula na Casa Civil. Eles foram propostos por partidos de oposição – PSDB, PSB e PPS – e também por pessoas comuns, advogados e entidades. A maioria deles, seis, está sob a relatoria do ministro Gilmar Mendes, considerado mais crítico ao governo na Suprema Corte.

O juiz Itagiba, que suspendeu posse de Lula, faz oposição nas redes sociais:

Itagiba Catta Preta Neto, juiz da 4ª Vara Federal do Distrito Federal, fez campanha pelo impeachment nas redes sociais. Foto: Repodução Facebook

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.