Header Ads

Michel Temer recebe alta de hospital em São Paulo após cirurgia na uretra

Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, o presidente está bem, mas terá que permanecer com uma sonda por aproximadamente 15 dias; entenda
Beto Barata/PR - 21.8.2017
Michel Temer teve problemas de retenção urinária em outubro, quando também precisou ser submetido à internação

O presidente Michel Temer (PMDB) teve alta hospitalar na manhã desta sexta-feira (15), por volta das 10h30. O peemedebista estava internado, desde quarta-feira (13) no Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo , quando foi submetido a um procedimento de desobstrução na uretra.

Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho que, coordena os cuidados do presidente, a internação de Temer foi estendida por um dia apenas por “segurança”. As afirmações foram feitas durante uma entrevista coletiva.

“Foi uma segurança [ficar mais um dia]. Ele toma remédio para deixar o sangue mais fino, por causa da angioplastia. Esses remédios podem aumentar o risco de sangramento. Por coerência, ele fez esse procedimento, colocou uma sonda, mais para observar um sangramento no período pós-cirúrgico”, disse Kalil.

O presidente permanecerá com uma sonda por aproximadamente 15 dias e, por isso, não deverá viajar à Ásia no início do ano. “A orientação foi porque ele vai ficar três semanas com a sonda, provavelmente. Uma viagem longa e com sonda, então, para ser criterioso, e conversando com o presidente, a opção foi adiar um pouquinho a viagem”, disse o médico. “Foi uma ponderação médica. Ele poderia viajar, mas é uma coerência, uma ponderação”, acrescentou.

Para demonstrar que o peemedebista está bem, o médico afirmou que a partir de hoje o presidente já estará apto a retornar a Brasília e seguir sua agenda de trabalho normalmente. De acordo com a assessoria do presidente, ele deve embarcar em um helicóptero a qualquer momento em direção a Brasília, direto do hospital.

Kalil disse ainda que Temer é uma pessoa saudável, apesar das intercorrências que enfrentou nos últimos três meses - na próstata, no coração e na uretra. “O presidente é uma pessoa extremamente saudável, são intercorrências que ocorrem com qualquer um de nós.”

Histórico

Em outubro, quando apresentou quadro de retenção urinária , o presidente fez uma pequena cirurgia para desobstrução do canal uretral e, posteriormente, uma raspagem na próstata.

No fim de novembro, passou por um procedimento de cateterismo, que detectou três artérias com obstrução no coração. Ele foi submetido a uma angioplastia e à colocação de stents para impedir a obstrução total das artérias.

Na quarta-feira, Temer foi submetido a nova intervenção na uretra para tratar o estreitamento do canal.

Segundo a equipe médica que trata o presidente, exames nas amostras colhidas na região da próstata descartaram a presença de tumores.

*Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.