Header Ads

RIO BRANCO: Com espetáculos de Brasília e Bolívia, 4º Fórum de Dança é realizado na capital


Grupo Tukuy Yawar da Bolívia e Jonas Sales, professor da UnB, iniciam ciclo de apresentações do evento – Foto: Divulgação

Com duas apresentações, uma nacional e outra internacional, iniciou neste domingo, 29, o 4º Fórum de Dança do Acre. Para abrir o evento com grande estilo, o grupo Tukuy Yawar, de Puerto Maldonado, Bolívia, abre a programação, às 19h. Depois, às 20h, o professor Jonas Sales, da Universidade de Brasília (UnB), apresenta o espetáculo solo “Axé Nzinga”. As duas perfomaces serão realizadas no Teatro Plácido de Castro (Teatrão), em Rio Branco.

A programação do evento segue até o dia 5 de maio e possui atrações diversas, espetáculos de vários ritmos e apresentações totalmente gratuitas. O evento também contará aulões em alguns pontos da capital, apresentações de companhias do Acre, Brasil e países vizinhos, além de debates para discutir a mobilização, força do meio e importância da dança na sociedade.

Crhistian Moraes, presidente da Associação de Dança do Acre (Asdac) lembra que todos os espetáculos e atividades desenvolvidas durante os sete dias de evento serão gratuitos. Segundo ele, a expectativa é atingir não só os profissionais, estudantes e pesquisadores da área, mas também toda a sociedade e seus diversos públicos. Ele declara que os esforços são voltados para oferecer atividades de qualidade, tanto no entretenimento quanto nos debates.

“A programação foi pensada para profissionais da dança, articuladores do movimento, alunos e estudiosos da área, além da sociedade em geral. Buscamos atender todos os públicos, da criança ao idoso. Entre as atividades, terão mesas-redondas para discutir políticas públicas e fomento a dança, aulões em locais públicos para populares, os espetáculos e várias atividades. Tudo foi pensado para divulgar a arte da dança”, ressalta Moares.

O presidente da Asdac destaca que a quarta edição do fórum contará com participações de representantes e companhias de cidades do interior do Acre como Marechal Thaumaturgo, Jordão, Cruzeiro do Sul, Brasileia e outros municípios. Para ele, o fórum dá mais visibilidade à dança e promove o intercâmbio entre grupos de periferia, escolas de dança e as companhias. “É uma grande ação política da dança que agrega muitas pessoas”, declara.

Promovido pela Asdac, o 4º Fórum de Dança do Acre tem como financiador o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). O evento tem apoio da Caixa Econômica Federal, Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Universidade Federal do Acre (Ufac), Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc-AC), dos deputados federal, Léo de Brito, estadual, Jenilson Leite e do vereador Rodrigo Forneck.

Confira a programação:

29/04 domingo:
19h – Apresentação de dança do grupo ballet de danzas Tukuy Yawar – Puerto Maldonado – Peru;
19h30min – Abertura no Teatro Plácido de Castro com representantes do Movimento ASDAC, grupos, FEM, FGB, SESC, UFAC e Caixa Econômica Federal.
20h – Espetáculo “Axé Nzinga” – com o professor Dr. Jonas Sales, da Universidade de Brasília (UnB), no Teatro Plácido de Castro.

30/04 segunda-feira:
14h às 16h – Oficina de Danças Urbanas com Saclèr Souza, no Centro Cultural Thaumaturgo Filho;
20h – Espetáculo Jurupary Deus do Sol – Grupo Triplo X de Cruzeiro do Sul; no Teatro Plácido de Castro.

01/05 terça-feira:
9h às 11h – Mesa Temática: A Dança como Arte Transformadora do Meio Social. Mediadora: Lívia Teodoro com participação do professor Jonas Sales; no auditório do Centro Cultural Thaumaturgo Filho.
14h às 17h – Vivência com a professora mestra Rosangela Colares, do Pará . “Memória e História de Vida”; processo de Construção em Dança no Centro Cultural Thaumaturgo Filho
20h – Espetáculo: lkuâni; Cia. Garatuja de Artes Cênicas; Sesc Centro.

02/05 quarta-feira:
9h às 11h – Tour pelos espaços históricos da cidade com os convidados;
16h às 19h – Tenda do Mercado Velho; Aulões de danças em diversas modalidades com escolas públicas convidadas.
20h às 21h – Apresentação de grupos da periferia de Rio Branco e performances; Tenda de Organização e Produção.

03/05 quinta-feira:
14h às 17h – Oficina de danças Latinas com o Espaço no Compasso; no Thaumaturgo Filho.
17h30 às 19h – Mesa Temática: “A criação da formação institucional em dança no Acre”; Mediadora: Valeska Alvim e convidados;
20h – Espetáculo: “Dança Poema”, por Coletivo Iluminar, no Teatro Plácido de Castro.

04/05 sexta-feira:
9h às 10h30 – II Edição do IX Mostra Garatuja de Dança no Centro Cultural Lidia Hammes;
15h30 às 16h30 – Apresentação de diversos grupos convidados de dança de Rio Branco e municípios;
20h – Espetáculo: “Ecos” – Cia Corpóreos, no Teatro Plácido de Castro.

05/05 sábado:
19h às 21h – III Ato Mostra de Dança no Teatro Plácido de Castro, apresentação de diversos grupos de dança de Rio Branco e município.

Fonte: https://pagina20.net/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.