Header Ads

TARAUACÁ: Estudantes do município desenvolvem robôs para a Olimpíada Brasileira de Robótica


Durante a segunda edição da Viver Ciência Itinerante, realizado esta semana em Tarauacá, estudantes do terceiro ano do Instituto Federal do Acre (Ifac) no município apresentaram dois robôs elaborados no curso de informática básica. A iniciação à robótica realizada na cidade busca alcançar bons resultados na Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR).

Nem mesmo os alunos do curso imaginavam que seriam capazes de criar um robô. Joabe Santos, de 16 anos, conta que já se interessava pela robótica antes de aprofundar os estudos no assunto. “Não passava pela minha cabeça que poderíamos montar um robô por inteiro. Depois vi que é possível e que projetar aparelhos robóticos faz a gente aprender muito mais sobre o funcionamento de máquinas e todo tipo de computadores.”

A ideia, de acordo com o professor que ministra o curso, é ampliar os conhecimentos na área de tecnologia. “Essa experiência contribui para a disseminação do conhecimento na área de programação de computadores e construção de circuitos eletrônicos”, garante o docente, Ângelo Maggioni.

Os robôs consistem em seguir uma linha reta e desviar de obstáculos. Um foi montado com o objetivo de limpar tudo que estiver no perímetro equivalente a um círculo. Outro será utilizado na competição da OBR, na categoria de resgate de vítimas que encontram-se no fim de uma linha reta.

Robôs consistem em seguir uma linha reta e desviar de obstáculos (Foto: Eduardo Gomes)

“É bom porque assim a gente aprende muito mais, não só o básico, mas coisas mais complicadas, como programar um computador, ver como funciona uma bateria. Acho que vai agregar muito para minha vida, vamos poder ajudar também na parte das florestas com a criação de instrumentos de reflorestamento e agricultura”, afirma Joabe, que pretende ganhar a OBR este ano.

A construção dos robôs requer a utilização de materiais simples, encontrados dentro de casa, no dia a dia. “Mostramos para a comunidade que os robôs podem ser construídos e com o objetivo de auxiliar o ensino da matemática, física química e engenharias. Assim estudamos para a necessidade de automatizar algumas tarefas que são perigosas para pessoas, e que, se pudermos utilizar robôs para essas tarefas, já se torna uma abertura no mercado de trabalho a esses alunos”, ressalta o professor.

Minicurso de robótica

Em 2017, os alunos participaram de um minicurso sobre robótica no município. A atividade foi desenvolvida durante os dias 31 de agosto e 01 de setembro, e contou com a participação de 30 alunos. Ao longo dos dois dias, estudantes dos cursos de Floresta, Agricultura, Finanças e Administração, puderam entender um pouco mais sobre o uso de sensores.

Os alunos tiveram contato com o ambiente de programação e montaram os protótipos de monitoramento climático, para em seguida desenvolverem aparelhos automáticos capazes de cumprir determinadas tarefas.

(secom/Acre)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.