Header Ads

Como você era há 10 anos? Brincadeira 'inocente' é risco à sua privacidade

Especialistas apontam que meme pode ser usado para mineração de dados de reconhecimento facial
Desafio de 10 anos de Facebook e Instagram pode trazer riscos à sua privacidade
Créditos: Getty Images
O meme do "desafio dos 10 anos" – onde os usuários postam foto de uma década atrás e a comparam com uma recente – pode não ser tão inocente quanto você imagina. De acordo com especialistas em segurança digital, a brincadeira poderia ser usada pelas redes sociais onde está se espalhando (principalmente Instagram e Facebook) para minerar dados de reconhecimento facial.
professora da Universidade de Nova York, Amy Webb, disse em entrevista à CBS Newsque esse desafio seria uma oportunidade perfeita para a empresa de Mark Zuckerbergtreinar seus sistemas de aprendizado de máquina. Usando inteligência artificial, as equipes de Facebook e Instagram poderiam aprimorar o seu reconhecimento de pequenas mudanças nos rostos das pessoas ao longo dos anos.
A preocupação com a segurança do meme começou há 2 dias, quando a autora Kate O'Neill publicou uma coluna na Wired sobre os problemas de segurança trazidos pelo desafio. Ela defendeu que os usuários precisam ser cuidadosos e estar cientes dos dados que eles geram nas redes sociais e como eles podem ser usados em grande escala.
Segundo O'Neill, as consequências de um algoritmo do tipo podem até ser mesmo bastante positivas, como ajudar a encontrar crianças perdidas. Por outro lado, essa tecnologia pode ser usada para aplicações eticamente bastante duvidosas, como negar seguros de saúde para pessoas que parecem envelhecer mais rápido ou ser usada pela polícia para limitar a liberdade de expressão. Por isso, conclui a autora, é muito importante demandar que as empresas tratem nossos dados com respeito. Mas também é fundamental que nós tratemos nossas informações com esse mesmo respeito.

Fonte: https://mundoconectado.com.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.