Header Ads

PF cumpre mandados por irregularidades em licitação da Casa da Moeda

Segundo investigações, uma empresa teria se beneficiado no processo de licitação; ao todo, são cumpridos seis mandados de busca e apreensão
Divulgação
Operação investiga irregularidades em licitação promovida pela Casa da Moeda do Brasil

A Polícia Federal, em parceira com a Corregedoria-Geral do Ministério da Fazenda, deflagra na manhã desta sexta-feira (23), uma operação para investigar um suposto esquema de fraude em licitação na Casa da Moeda do Brasil, no Rio de Janeiro. A operação é um desdobramento da Operação Vícios, cuja primeira fase ocorreu em julho de 2015. 


Segundo a PF, há suspeita de que uma empresa privada tenha sido beneficiada no decorrer do procedimento licitatório destinado à aquisição de equipamentos utilizados na fabricação de cédulas de dinheiro. Os equipamentos foram adquiridos pela Casa da Moeda por mais de R$ 300 milhões.

A polícia acredita que tenham sido feitos pagamentos de vantagens indevidas a servidores públicos para que essa empresa tivesse sucesso na licitação, ocorrida em 2009. O nome da empresa em questão não foi revelado.

Cerca de 25 policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão. Tais mandados estão sendo cumpridos na capital do Rio, na capital paulista, em São José dos Campos (SP), em Itajubá (MG) e em Brazópolis (MG). Funcionários da Corregedoria-Geral do Ministério da Fazenda dão apoio aos agentes.
Operação Vícios apura esquema de propina e fraude em licitações

A primeira fase da Operação Vícios foi deflagrada em 2015. Na época em que essa fase fez os policiais riem às ruas, as suspeitas eram de irregularidade semelhante à investigada nesta sexta-feira.


Em 2015, foi investigado um esquema de favorecimento de uma empresa na contratação do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe). Segundo as investigações, indícios apontavam para o pagamento de cerca de R$ 100 milhões em propina para servidores e empregados da Receita Federal e da empresa estatal responsável pela impressão da moeda e papel-moeda oficiais do Brasil.

Naquela ocasião, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão no Rio, São Paulo e Brasília, inclusive em dependências da Receita Federal e da Casa da Moeda. 


* Com informações da Agência Brasil.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.