Header Ads

Estudo: desidratação pode afetar o desempenho cognitivo



Sobram motivos que confirmam a importância da hidratação durante a corrida. Além de evitar sintomas como fadiga, cãibras e tonturas, ela também pode ter influência direta no sistema cognitivo. Um novo estudo realizado no Instituto de Tecnologia da Geórgia, concluiu que algumas tarefas mentais são afetadas quando os níveis de desidratação chegam a a apenas 2%.

Na pesquisa, os cientistas revisaram 33 estudos sobre desidratação e desempenho cognitivo. Nela, habilidades motoras como o movimento das mãos, dos olhos, atenção e precisão foram identificadas como as mais prejudicadas. Já o processamento de informações e o tempo de reação dos corredores permaneceram inalterados.

O prejuízo da desidratação leve também foi exemplificado no horário de trabalho. Segundo Melinda Millard-Stafford, professora do Instituto de Tecnologia da Geórgia que supervisionou o estudo, algumas tarefas de escritório podem ser dificultadas.

“Ficar sentado em uma reunião longa e por um período grande sem se distrair é uma delas”, disse a professora.

Não houve discordância sobre a importância de se hidratar logo após o fim de um treino. Segundo os pesquisadores, além de isso ajudar na recuperação do atleta, também o tornará, depois deste estudo, mais apto a realizar tarefas cotidianas no escritório.

Conta simples

Caso o corredor pese 68 kg, por exemplo, uma perda de 2% da massa corporal por conta da desidratação é equivalente a 1,3 kg, uma quantidade, que dependendo da pessoa e das condições de prova, pode ser facilmente perdida.

Fonte: https://www.ativo.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.