Header Ads

Inscrição para o Fies termina neste domingo; saiba como fazer a sua

Inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil é realizada pelo site do programa do MEC (Ministério da Educação), a partir de um cadastro
Reprodução
Inscrição para o Fies é realizada pelo site do Fundo de Financiamento Estudantil, a partir de um cadastro

O prazo para a inscrição para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil ) termina neste domingo (22). Serão ao menos 155 mil vagas no segundo semestre deste ano, das quais 50 mil com juro zero. A inscrição é realizada pelo site do Fies.

Antes de realizar a inscrição para o Fies e para concorrer às vagas, a pessoa tem de ter participado de uma das edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desde 2010. O estudante precisa ter recebido média igual ou superior a 450 pontos, além de nota maior de zero na redação.

Para a inscrição, é necessário acessar o site do programa do MEC (Ministério da Educação) e fazer um cadastro, com o número de CPF, data de nascimento e outros dados solicitados. Feito o cadastro, o estudante deve voltar à página inicial para acessar a página de dados cadastrais, responder um questionário e inserir informações sobre o grupo familiar, com data de nascimento e CPF, nome completo, renda individual e grau de parentesco. Por fim, a pessoa deve indicar a preferência por estado, município e curso. Dá também para especificar a instituição de ensino em que se deseja estudar.

Inscrição para o Fies termina hoje, mas o que é isso?
Fernando Frazão/Agência Brasil
Para a inscrição para o Fies, o estudante precisa ter recebido média igual ou superior a 450 pontos no Enem

Esse fundo concede financiamento estudantil a inscritos em cursos superiores de instituições privadas que tenham avaliação positiva do Ministério da Educação e facilita o ingresso de alunos a faculdades. O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda do candidato. Entenda:
Modalidade juro zero: destina-se a candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil. 

Modalidade P-Fies: para candidatos com renda familiar per capita entre três e cinco salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento. 


O resultado da seleção será divulgado ainda esta semana, na sexta-feira (27), em chamada única na mesma página do site de inscrição. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar as informações da inscrição para o Fies no período de 27 a 31 deste mês e, em seguida, fechar a contratação do financiamento. No caso dos estudantes inscritos no P-Fies, não haverá lista de espera. Os demais candidatos poderão manifestar interesse entre os dias 1º e 24 de agosto. Mais informações você encontra no site do Fies .

*Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.