Header Ads

ELEIÇÕES 2012: POR QUE VOTAR É IMPORTANTE?

Imagem: avozdopovoonline.com.br
Amanhã, estaremos finalizando mais um processo eleitoral em nosso município, pois não haverá 2º turno em Tarauacá. É a chance de o eleitor punir os maus políticos e eleger os que têm compromisso com a população.
 

As últimas eleições municipais têm sido bastante tensas, pois alguns militantes de alguns  partidos políticos  deturpam o sistema democrático colocando os interesses pessoais acima de tudo transformando-o num verdadeiro Curral Eleitoral(processo de intimidação e pressão com relação ao eleitor, obrigando-o ou definitivamente inclinando-o a votar em um candidato específico. Este abuso de poder não é recente no país, remontando aos períodos mais marcantes do coronelismo e paternalismo eleitoral).

Várias pessoas não aceitam que outras votem no candidato oposto ao seu e, por muitas vezes chegam ao extremo de tratar seus adversários como verdadeiros inimigos.

O voto é um direito de todos os seres humanos que vivem em regime democrático, que consiste em escolher individualmente o candidato que assumirá a representação de toda a sociedade.

Apesar de o voto no Brasil ser obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos, ele contribui para eleger uma pessoa de forma legal, já que a lei prevê que uma pessoa somente poderá assumir cargos governamentais se elegidos com maior número de votação. 
 
Para determinar o candidato a ser votado, as pessoas precisam avaliar seus planos e projetos para melhorias na região. A conscientização da população para o voto justo e incorruptível é uma boa maneira de diminuir a quantidade de pessoas subornadas e compradas ilegalmente, e o policiamento nos locais de votação.


É importante que o voto seja realizado a partir da satisfação do eleitor no candidato e nas possibilidades de melhoria, pois o voto não deve ser visto como uma troca de favores, quando o eleitor vota e ganha com isso dinheiro, cesta básica, material de construção, asfalto e outras coisas.

A compra de votos é ilegal, bem como a boca de urna, onde um representante de determinado candidato tenta convencer as pessoas a elegê-lo. Vale lembrar que uma pessoa capaz de utilizar de suborno e compra de votos não será um bom representante da nação ou região, pois a corrupção se mostra antes mesmo da posse do cargo público, já que busca se promover através de métodos ilegais.

No período de votação é necessário assistir o planejamento feito por cada candidato e ainda atentar para os debates ou programas eleitorais realizados em emissoras de rádio e TV, pois revelam muito sobre cada candidato.

Não saia de casa achando que votar é um saco e não vote em qualquer um, pois para escolher um bom candidato, é preciso pesquisar a proposta e o histórico dele com antecedência e  acompanhar o que pensa e o que faz seu candidato, entre outros.

Votar em branco ou anular o voto, é calar-se diante das tão faladas falcatruas da política e deixar de votar por não ter transferido o domicilio eleitoral demonstra indiferença e falta de compromisso com a verdadeira cidadania e o lugar onde se vive. 


Sabemos que dentro do processo eleitoral existem os bons e os maus políticos, porém, se nós que temos o poder de decisão nas mãos, simplesmente fecharmos os olhos e “lavarmos as mãos”, mais corrupção e falta de obras importantes deixaremos para as gerações futuras. 


Quando aprendermos a exercer o nosso direito o Brasil não precisará mais de Leis da Ficha Limpa e nenhum candidato usará honestidade como bandeira para ganhar eleição, pois todos saberão que ser honesto não é uma virtude, mas sim obrigação de todos os cidadãos de bem.

É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.

O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter consequências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento. 


Por isso, DIGA NÃO À CORRUPÇÃO ELEITORAL: NÃO VENDA, NÃO TROQUE E NEM NEGOCIE SEU VOTO. VOTE CONSCIENTE.

Fonte: http://www.brasilescola.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.