Golpe no WhatsApp afeta 20 mil pessoas em 24 horas oferecendo recarga grátis
![](https://cache.olhardigital.com.br/uploads/acervo_imagens/2015/10/20151013140519_660_420.jpg)
(Foto: Reprodução)
A empresa de cibersegurança PSafe identificou um novo golpe de WhatsApp que atrai suas vítimas prometendo R$ 70 em recargas para celular. De acordo com a empresa, mais de 20 mil pessoas que usam a sua solução de segurança foram protegidas contra ele em menos de 24 horas - o número de usuários afetados é, provavelmente, bem maior.
O golpe em questão chega até a vítima por meio de pessoas que compartilham um link malicioso. O link leva para o site que promete as recargas, acompanhado de mensagens como "Consegui de primeira e já fiz várias vezes" ou "Nunca mais compro crédito, agora só convidando amigos". Abaixo é possível ver imagens do link:
![](https://cache.olhardigital.com.br/uploads/acervo_imagens/2018/04/20180417165333.jpg)
![](https://cache.olhardigital.com.br/uploads/acervo_imagens/2018/04/20180417165405.jpg)
No link, as vítimas são incentivadas a compartilhar a mensagem com um determinado número de amigos: conforme elas compartilham, vão enchendo uma barrinha. Supostamente, quando a barra estiver cheia, os créditos grátis são liberados. Ao fim, o golpe envia mensagens como a liberação não ocorre, e a vítima acaba contribuindo para disseminar o golpe. Mesmo assim, ela recebe uma mensagem como a abaixo:
![](https://cache.olhardigital.com.br/uploads/acervo_imagens/2018/04/20180417165645.jpg)
De acordo com a empresa, para se proteger contra golpes desse tipo, os usuários precisam criar o hábito de verificar junto a fontes confiáveis se as promoções são verdadeiras antes de compartilhá-las. A empresa também possui um sistema de análise de links que pode alertar no caso de golpes, e que pode ser acessado por meio deste link.
Fonte: https://olhardigital.com.br
Nenhum comentário
Postar um comentário