Ministro diz que governo prepara concurso da Polícia Federal com cerca de 2 mil vagas
O presidente Jair Bolsonaro confirmou a informação de que o governo realizará um novo concurso público para a Polícia Federal ainda este ano. Em publicação em suas redes sociais, o presidente afirmou que a corporação contará com mais 600 profissionais em 2020 e confirmou que haverá seleção para a PF para o provimento de 2 mil vagas, para diversos cargos.
A informação havia sido divulgada primeiramente pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, na última sexta-feira (31), durante entrevista para a Rádio Jovem Pan. Segundo Mendonça, o Ministério, bem como a Polícia Federal, já estão estudando a realização da nova seleção. Inclusive, uma reunião entre o chefe da pasta, o presidente Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, já foi realizada para tratar do assunto.
“Nós estamos preparando os trâmites internos para abrirmos um concurso público com cerca de 2 mil vagas para a Polícia Federal. Nós teremos o maior efetivo da Polícia Federal. Queremos melhorar a atuação, principalmente, nas áreas de fronteira e também na região da Amazônia Legal, para o enfrentamento ao desflorestamento”, afirmou o ministro durante a entrevista.
Ao avaliar as ações realizadas no combate à corrupção durante seu governo, Jair Bolsonaro confirmou a realização do concurso da Polícia Federal.
Embora o ministro e o presidente tenham citado um edital para 2 mil vagas, o pedido de concurso enviado ao Ministério da Economia foi para 1.508 vagas. Desse quantitativo, a maior parte é para área policial, mas também contempla a administrativa.
A distribuição das 1508 vagas inicialmente solicitadas por cargos é a seguinte: agente de polícia (540), escrivão (300), delegado (100), agente administrativo (349), papiloscopista (61), administrador (21), arquivista (8), assistente social (10), bibliotecário (1), contador (9), economista (3), enfermeira (3), engenheiro (1), estatístico (4), farmacêutico (1), médico (65), nutricionista (1), odontólogo (11), psicólogo (5), técnico em assuntos educacionais (13) e técnico em comunicação social (3).
A expectativa é de que a seleção seja para o preenchimento de vagas para quem possui ensino médio e nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 4.746,16 a R$ 7.841,95, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Com informações do Uol e da Folha Dirigida
Nenhum comentário
Postar um comentário