Header Ads

Desmentido pelo TCU, Bolsonaro diz se basear em mensagem do WhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro
Marcelo Camargo/AgĂȘncia Brasil


O presidente Jair Bolsonaro assumiu nesta terça-feira (8) que errou ao afirmar no dia anterior que relatĂłrio do Tribunal de Contas da UniĂŁo (TCU) revelava que metade das mortes registradas por covid-19 foi por outras causas, nĂŁo pelo vĂ­rus.

Nesta segunda-feira (7), a corte desmentiu o presidente e esclarece nĂŁo haver "informaçÔes em relatĂłrios do tribunal que apontem que 'em torno de 50% dos Ăłbitos por Covid no ano passado nĂŁo foram por Covid', conforme afirmação de Bolsonaro".

Novamente em conversa com apoiadores na saĂ­da do PalĂĄcio Alvorada, registrada por um canal bolsonarista no Youtube, Bolsonaro afirmou: "TCU ta certo. Eu errei quando falei em tabela, o certo Ă© acĂłrdĂŁo [...] A tabela quem fez fui eu, nĂŁo o TCU", afirma.

PorĂ©m, Bolsonaro distorce informaçÔes ao dizer que "o certo Ă© acordĂŁo". O presidente citou acĂłrdĂŁo do TCU, do ano passado, segundo o qual definir a divisĂŁo das verbas federais repassadas a estados e municĂ­pios apenas com base na incidĂȘncia da covid poderia gerar uma "supernotificação" de casos e mortes pelos entes.

"Utilizar a incidĂȘncia de Covid-19 como critĂ©rio para transferĂȘncia de recursos, com base em dados declarados pelas Secretarias Estaduais de SaĂșde, pode incentivar a supernotificação do nĂșmero de casos da doença, devendo, na medida do possĂ­vel, serem confirmados os dados apresentados pelos entes subnacionais", diz trecho do acĂłrdĂŁo.

O acordão, porém, se limita a alertar para os eventuais prejuízos desse critério para divisão das verbas federais. Porém, nesta terça, sem apresentar provas, Bolsonaro disse a apoiadores:

"Houve, sim, supernotificação para governadores conseguirem mais recursos", afirmando que a maquiagem nos dados da cofid também teria sido usada pelos governadores e prefeitos para justificar medidas como o lockdown.

O presidente da RepĂșblica disse ainda haver "indĂ­cios fortĂ­ssimos" da irregularidade, cintando como fonte "mensagens que circulam no WhatsApp". Bolsonaro disse que a Controladoria Geral da UniĂŁo (CGU) vai apurar as denĂșncias. "Agora, nĂłs vamos para cima apurar os estados que fizeram supernotificação em busca de mais dinheiro", disse.

Fonte: https://congressoemfoco.uol.com.br/

Nenhum comentĂĄrio

Tecnologia do Blogger.