Header Ads

Rosana Nascimento é reeleita presidente do SINTEAC para o terceiro mandato consecutivo


A atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado do Acre (SINTEAC), Rosana Nascimento, foi reeleita para comandar o sindicato pelo terceiro mandato consecutivo com 53,78% (2.065) dos votos, contra 44,83% (1.722) do concorrente Manoel Lima. A diferença foi de 612 votos.

Com apenas duas chapas em disputa, a presidente, professora Rosana Nascimento disputou a segunda reeleição contra o também professor Manoel Lima, ex-presidente do sindicato por dois mandatos. As eleições ocorreram durante todo o dia de hoje, das 8h às 17h, em locais de votação espalhados pela cidade. No geral, 54 pessoas votaram nulo ou branco.

Somente em Rio Branco, Rosana obteve 55.95% dos votos válidos. Já o professor, Manoel Lima, obteve 42.28% dos votos válidos. Rosana tem como vice a professora Vânia Líbio.

Com faturamento de mais de R$ 200 mil ao mês, o maior sindicato do Estado conta com mais de 18 mil trabalhadores nos 22 municípios, no entanto, pouco mais de 11 mil servidores estiveram filiados ao SINTEAC e aptos a votar.

A comissão eleitoral preparou 36 urnas fixas, em locais onde há 15 eleitores em Rio Branco, além de 14 urnas volantes e 4 específicas na zona rural do município. Já no interior do estado, os núcleos do Sinteac, através de subcomissões coordenaram o processo eleitoral.

Tempo de mandato

Anteriormente, a duração do mandato de um presidente era de 3 anos. Houve alterações no estatuto e o tempo passou a ser de 4 anos para todos os presidentes, com reeleições sucessivas apenas para a presidência estadual, enquanto que os demais presidentes de núcleos municipais só podem ser reconduzidos apenas uma única vez ao cargo de presidente. Segundo alguns dirigentes de núcleos municipais desconhecem ter aprovado essa alteração estatutária de reconduções sucessivas, e sim de apenas uma única recondução para todos.


Com informações do ac24horas

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.