Header Ads

Proteja-se dos golpes dos piratas virtuais ao fazer compras na internet

    Armadilhas são mais frequentes no fim do ano
É tempo de safra para os hackers. Nesta época do ano, os piratas virtuais lançam armadilhas no caminho de quem freqüenta lojas na internet sabendo que, devido à euforia com as festas de Natal e Ano Novo, encontrarão as suas vítimas muito mais vulneráveis e imprevidentes.
Mas escapar dos golpes não requer providências complicadas. Ao consumidor, basta:
1 – Não abrir emails de desconhecidos
Mensagens sobre ofertas espetaculares são o expediente favorito dos criminosos para invadir o computador alheio. Ao acessar algum link contido nesses anúncios, o usuário abre a porta para a instalação de programas maliciosos que podem roubar informações importantes como dados bancários. O esquema chama-se “phishing”. “Deve-se, então, simplesmente ignorar correspondências provenientes de pessoas que não se sabe quem são e de empresas com as quais não se tem uma relação prévia. Na dúvida, não clique”, ensina Walter Sabini Junior, CEO da Virid, empresa de email marketing. Mesmo que o nome do remetente seja familiar, é bom conferir o endereço dele, pois os piratas podem se disfarçar de amigos e empresas famosas para enganar o internauta.
2 – Instalar um bom antivírus e atualizá-lo sempre
O programa detecta ameaças, avisa quando é perigoso navegar em determinado site e captura eventuais invasores.
3 – Verificar sempre os indicadores de segurança dos portais
Quando se vai efetuar alguma transação financeira em um estabelecimento comercial online, é essencial conferir se os negócios se dão nos chamados “ambientes seguros”, onde os hackers não conseguem entrar e a troca de mensagens entre a empresa e o cliente é codificada para que não possa ser interceptada. Geralmente, a loja avisa, na tela, que aquele lugar está protegido. Outra forma de checar é observar se, no topo do navegador, o endereço do site começa com HTTPS, em vez de somente HTTP, e se ao lado aparece um cadeado. Alguns antivírus deixam essa barra vermelha se existem dúvidas quanto à confiabilidade do local –o espaço fica verde quando não há problemas em visitá-la. E, ainda, existem os certificados, fornecidos por empresas especializadas, que atestam que o portal cumpre todos os procedimentos necessários para garantir a defesa do usuário. Tais atestados aparecem na forma de selos ao pé ou do lado direito da página. “Porém, alguns falsários têm ‘colado’ imagens tanto do cadeado quanto do certificado para simular o ambiente seguro. Então, o cliente precisa sempre clicar nesses símbolos, para que os dados relativos às garantias –o nome da empresa, a razão social etc–, fornecidos pelas companhias responsáveis pela comprovação, sejam exibidos”, diz Bernardo Carneiro, diretor do Site Blindado, que realiza certificações.    
4 – Evitar se expor muito nas redes sociais
Os piratas podem entrar nas páginas pessoais dos usuários, pegar seus dados –como endereço, números de documentos– e usá-los depois em mensagens maliciosas.  

Fonte: colunistas.ig.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.