Header Ads

Rio Acre continua a subir e aumenta número de desabrigados no estado

A Defesa Civil do Acre informou que o nível do Rio Acre continua subindo e aumentou mais 27 centímetros, alcançando a marca de 15,71 metros nesta quarta-feira. A cheia nos afluentes preocupa o governo do estado. O principal afluente do rio Acre, o Riozinho do Rôla, cuja cota de transbordamento é de 14 metros, já está 15,03 metros, segundo informação da Agência de Notícias do Acre.
Mais de mil famílias já estão desabrigadas no estado, pelo menos 300 delas alojadas no Parque de Exposições, em abrigo improvisado pela Defesa Civil. As demais recorreram a amigos e parentes. O major Gilvan Vasconcelos, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, disse que a cheia surpreende, pois o nível do rio nunca ficou tão alto num mês de abril. O motivo, segundo ele, seriam as fortes chuvas na nascente do Rio Acre, que fica no Peru.
O governo pediu ajuda a donos de barcos e caminhões para a retirada de pertences de famílias em área de risco. Eles deverão prestar serviços ao estado.
A Prefeitura de Rio Branco decretou emergência e estima que mais de 3 mil pessoas já foram afetadas.
Situação de risco também em outros municípios do Estado

Assis Brasil – A cota de alerta é de 11,30 e transbordamento é de 12,50 metros. No ultimo dia 10 o rio Acre estava em 12 e continuava subindo.
Brasileia/Epitaciolândia – Nesses municípios o registro feito na manhã desta quarta-feira, 13, aponta que o rio Acre está com 11,27 metros. Subiu 45 centímetros nas últimas 24 horas. A cota de alerta é 9,80 metros e o de transbordamento, 11,40.
Xapuri – Diversas famílias já foram atingidas pelas águas do rio Acre. O nível registrado no município é 14,16 metros. A cota de alerta é de 12,50 e o transbordamento acontece quando o nível chega a 13,40 metros.
Sena Madureira – O rio Yaco transbordou na segunda feira, 11, quando a cota de 15,20 metros foi superada. Na manhã desta quarta-feira, o rio media 15,09 metros.
Tarauacá - O rio Tarauacá já atingiu a cota de alerta, que é 8 metros. A boa noticia é que há sinais de vazante. Os 8,36 registrados na segunda-feira,11, baixaram para 8,08 nesta quarta.
Cruzeiro do Sul - O rio Juruá tem situação preocupante. Muitas famílias já foram retiradas de suas casas e estão alojadas em abrigos improvisados pela Defesa Civil. A cota de alerta de 11,80 metros já foi superada e na manhã desta quarta-feira atingiu os 12,65 metros.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.