Header Ads

6ª Conferência Estadual de Saúde será realizada nos dias 4,5 e 6 de outubro




Organizações não governamentais, movimentos sociais, ambientalistas, representantes de empresas e povos tradicionais da Amazônia apresentaram hoje (27), na capital paraense, as demandas da região para a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a Rio+20, evento que o Brasil vai sediar em junho de 2012.

O grupo listou 24 propostas para inserir a Amazônia na economia verde, tema-chave da conferência. As propostas, definidas no Seminário Regional sobre Economia Verde na Amazônia: Amazônia Rumo à Rio+20, partiram de eixos temáticos como a inclusão social, a regularização fundiária e o debate sobre grandes obras de infraestrutura na região.

Entre as prioridades apontadas, estão a necessidade de promoção do acesso à informação na Amazônia, a elaboração de um plano estratégico “ecológico-econômico” para gestão de áreas protegidas, um sistema de regularização fundiária transparente e com controle social e a efetiva implementação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável para a região que já existem, mas não são colocadas em prática, segundo os participantes do evento.

Em relação ao modelo de investimentos em grandes obras de infraestrutura na Amazônia, as organizações pedem a retomada dos processos de discussão desses projetos, como aconteceu com o Plano BR-163 Sustentável, elaborado pelo governo em parceria com a sociedade civil para tentar amortecer os impactos socioambientais do asfaltamento da rodovia, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA).

As sugestões deverão se juntar a contribuições de outras regiões do país e serão apresentadas ao governo para subsidiar a elaboração da proposta oficial do Brasil para o documento-base da Rio+20.

Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública e patrimônio do povo brasileiro”, o Governo do Acre realiza a 6ª Conferência Estadual de Saúde. O evento que visa mobilizar a sociedade para debater sobre o tema ocorre nos dias 4,5 e 6 de outubro, no auditório da Firb/Faao.

As Conferências de Saúde é um instrumento que fortalece e solidifica o Sistema Único de Saúde (SUS), que no âmbito municipal e estadual cria fóruns de discussões e propostas que vão estabelecer as diretrizes de saúde pública a serem adotadas no SUS, depois de debatidas na Conferência Nacional de Saúde.

Além disso, a conferência é um espaço democrático, garantido na legislação e com participação direta da sociedade civil organizada através de seus representantes de organizações não-governamentais, entidades, sindicatos, representantes do governo, prestadores de serviços e representantes estaduais de saúde.

O SUS é o único Sistema de Saúde em todo o mundo que funciona, embora ainda esteja em construção, por isso a importância de criar conferências nacionais de saúde que abordam eixos temáticos, diretamente relacionados com os princípios dos SUS. Só assim é possível perceber o fortalecimento dos serviços prestados pelo sistema.

O principal eixo temático da conferência é “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”, que se subdivide em:

- Política de saúde na seguridade social

- Participação da comunidade e controle social

- Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela saúde e Relação Pública x Privado; Gestão do Sistema, do trabalhador e da Educação em Saúde)

Fonte: www.contilnet.com.br/


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.