Header Ads

Aumento de cadeiras na Câmara de vereadores divide opiniões

A questão sobre o aumento no número de cadeiras nas Câmaras Municipais  de acordo com a emenda constitucional nº 58, de 23 de setembro de 2009, e, que aumentará em 7.709 o número de representantes em todo o país é um assunto que tem sido pauta de conversas com muitas dúvidas nesses últimos dias em nossa cidade.
O único espaço formal onde as pessoas poderam expressar sua opinião votando a favor ou contra o aumento do número de vereadores de 9 para 13 foi numa enquete no blog do Accioly, onde pelo descrédito e os escândalos envolvendo parlamentares  a maioria acha que não precisa ser ampliada as vagas para vereadores.

Por enquanto a opinião de alguns vereadores ainda estão divididas: enquanto que para alguns o aumento de vereadores é uma vantagem, outros políticos acham que haverá um aumento de despesas na Câmara.

Vale ressaltar aqui alguns esclarecimentos:  Apesar de aumentar o número de vereadores o orçamento não vai ser alterado, sendo preciso uma melhor distribuição da verba ou uma otimização orçamentária na Câmara para se adequar a um possível aumento de parlamentares.  Acho vantajoso porque aumenta a representatividade na Câmara, pois o povo terá a oportunidade de escolher novos candidatos, aumentando a chance de eleger políticos dos movimentos sociais (representantes de bairros, professores, mulheres, jovens, presidentes de associações, pessoas ligadas aos movimentos religiosos, etc.) e a constituição de uma Câmara Municipal mista.
Como vivemos em um país democrático de fato e de direito, a Câmara Municipal de Tarauacá deveria propor um espaçõ aberto e ouvir a opinião da população e as bases para depois definir qual posição tomar em relação ao aumento ou não de vereadores, pois foram eleitos para representar o povo.

Independente ou não da ampliação do número de parlamentares na Câmara Municipal de Tarauacá para aumentar a representatividade é preciso trabalhar o processo de consciência da sociedade civil. Quando isso acontecer a própria população vai pressionar os parlamentares a tomarem decisões que não vislumbrem apenas os anseios  de seus amigos ou familiares, mas que trabalhem em prol da população menos favorecida implementando projetos de leis que garantam a sua dignidade.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.