Header Ads

11 de Outubro: uma data esquecida pelo Poder Público

Pessoa Portadora 
Esta é uma data muito recente, o que dá bem a dimensão do quanto ainda é preciso fazer para que o respeito às diferenças seja observado em nossa sociedade. O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por meio da Lei nº 11.133/2005, através de ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE).

Apesar da importância desta data em fazer valer os direitos constitucionais das pessoas deficientes é um dia que não é lembrado pelos nossos representantes, principalmentes os nossos fiscais, pagos com nosso dinheiro e que deveriam cobrar do Poder Executivo ações para inseri-los no meio social.

A vida para uma pessoa portadora de deficiência física não é nada fácil. Se para pessoas sem qualquer problema físico, o dia-a-dia já é uma experiência estressante, imagine para quem depende de adaptações ou da ajuda de terceiros para se locomover. São muitos, aliás, os obstáculos enfrentados pelas pessoas portadoras de deficiências – de ordem social, política, econômica e cultural e não só os do cotidiano – distanciando-os bastante de conseguirem chegar ao ideal pretendido pelas Nações Unidas de “Participação Plena e Igualdade”.

Em nossa cidade temos a ASDF-Associação dos Surdos e dos Deficientes Físicos/TK, organizada pelo professor Alex. Uma Associação de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, criada com o objetivo de promover a inserção dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho, nos logradouros públicos e desenvolver atividades esportivas e culturais.
 
Dia 11 de outubro, as pessoas com deficiência física só desejam uma coisa de nós, sociedade: oportunidades e tratamento iguais.

Fonte: http://www.brasilcultura.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.