Acre se veste de rosa contra o câncer de mama
Outubro Rosa ilumina o Palácio de Rio Branco e espalha a ideia da prevenção como melhor remédio
|
O Acre vestiu rosa na noite desta segunda-feira, 24. O Palácio Rio Branco foi iluminado com a cor que simboliza a luta contra o câncer de mama. A solenidade fez parte do Outubro Rosa, evento que desde a década de 90 acontece no mundo inteiro para combater o câncer de mama.
A data também marcou um momento importante para o Acre. A partir de agora, serão oferecidos 80 exames de mamografia na rede pública de saúde com a aquisição de novos equipamentos. A Secretária de Saúde, Suely Melo, ressaltou a luta contra esse câncer que mata tantas mulheres no mundo inteiro. "Só no Brasil temos 50 mil notificações de câncer de mama por ano", conta Suely Melo.
Toda mulher de 50 a 69 anos deve fazer o exame clínico da mama (de toque) anualmente e a mamografia a cada dois anos, mesmo que não apresente nenhum sintoma ou histórico familiar, porque é a faixa etária de maior risco. As mulheres de 40 a 49 anos que não apresentam nenhum sintoma ou histórico devem fazer o exame clínico anualmente, e caso apresentem algum nódulo, a mamografia será indicada. Para as mulheres de 35 a 39 que apresentam alto risco, o exame e mamografia deve ser realizado anualmente.
De janeiro a setembro deste ano, já foram realizados no Estado 3.556 exames de mamografia, dos quais 67 casos foram considerados suspeitos. Há dois mamógrafos no Centro de Controle em Oncologia (Cecon) e cada um tem capacidade para fazer uma média diária de 40 exames. Além da mamografia, no Cecon também é realizado exame clínico. Em cerca de 60 dias, Cruzeiro do Sul também receberá seu primeiro mamógrafo.
Além do exame de mamografia, a mulher pode realizar o autoexame das mamas. Para a Secretária da Mulher, Concita Maia, "É muito importante que nós mulheres tenhamos conhecimento das possibilidades do nosso próprio corpo". Já a presidente da Associação Amigos do Peito, que ajuda portadoras do câncer de mama que vem do interior para tratamento na capital, revelou que, "Tive câncer de mama num momento que Rio Branco não oferecia tratamento. Tive que fazer meu tratamento fora e sabemos a dificuldade de realizá-lo fora de casa. Hoje isso é diferente, mas o importante é prevenir".
O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, lembrou os costumes que prejudicam a mulher a realizar seu acompanhamento médico, como os homens que não permitem suas mulheres realizarem exames médicos e a amamentação por menos de seis meses, que evita o câncer de mama. "Que possamos ser mensageiros desse importante ato que salva vidas", disse o prefeito.
O Palácio Rio Branco foi iluminado com a cor que simboliza a luta contra o câncer de mama (Foto: Gleilson Miranda) Já a primeira-dama do estado, Marlúcia Cândida, ao lado do governador Tião Viana, além de enfocar a importância de cuidar da saúde da mulher e dos esforços que o Governo do Estado tem direcionado para isso, falou da caravana da saúde da mulher. Em breve, um ônibus será disponibilizado com médicos e equipamentos para percorrer todo o estado com um único objetivo, a saúde da mulher. "Esse ônibus vai percorrer todos os municípios do Acre em prol da saúde das nossas mulheres. E eu vou pedir até para que ele seja pintado de rosa", brincou a primeira dama.
O Palácio Rio Branco ficará iluminado de rosa até o dia 30 de outubro. Saiba mais sobre o Outubro Rosa no endereço www.outubrorosa.org.br.
Fonte: www.http://www.agencia.ac.gov.br
Nenhum comentário
Postar um comentário