Header Ads

Lula tem tumor na laringe

Câncer é associado a fumo e álcool. Quando diagnosticado no começo, chance de cura é de 90%. 'Vamos em frente', diz Lula a amigos

Foto: AFP
Lula recebe o prêmio Lech Walesa das mãos do próprio Lech Walesa na Polônia (29/9)

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva realizou exames neste sábado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi diagnosticado com câncer localizado na laringe. De acordo com um médico ouvido pelo iG, ele será submetido à quimioterapia e radioterapia a partir de segunda-feira contra um tumor de 2 a 3 cm. Lula deve deixar o hospital ainda neste sábado rumo à sua residência, em São Bernardo do Campo.

Mais cedo, o hospital Sírio-Libanês havia divulgado boletim médico informando que Lula está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial. De acordo com o médico Raul Cutait, do hospital Sírio-Libanês, Lula se alimenta, conversa e está tranquilo.

O câncer

O câncer de laringe está altamente associado ao fumo e ao consumo de álcool. Se descobertos em estágio inicial, 90% dos casos são curáveis. Se o câncer se espalhou para as áreas ao redor da laringe (gânglios linfáticos e pescoço) as chances de cura ficam entre 50% e 60%. Os tratamentos incluem cirurgia para remoção do tumor, radioterapia e quimioterapia.

Foto: Getty Images
Localização da laringe (em vermelho)
A maioria dos cânceres de garganta se desenvolve em adultos com mais de 50 anos. Homens são dez vezes mais propensos a ter a doença do que as mulheres.De acordo com o Sírio-Libanês, a equipe médica que assiste o ex-presidente é coordenada pelos doutores Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

Dependendo da gravidade do tumor, o tratamento aplicado pode afetar a fala, a alimentação e até a respiração. Por isso, muitos pacientes frequentemente necessitam fazer reabilitação após a eliminação do tumor.

Fonte: www.ig.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.