Header Ads

Trabalhadores da limpeza do lixo continuam trabalhando sem equipamento de proteção individual

Trabalhadores da limpeza do lixo trabalhando sem EPI

Mesmo após a matéria veiculada no nosso Blog (27.01) com o título "Será que o problema realmente é quantidade? ", registramos na manhã de hoje(31.01)  trabalhadores  da limpeza do município de Tarauacá sem Equipamento de Proteção Individual.
Além de trabalhar sem  EPI ainda correm o risco de serem atropelados
O Equipamento de Proteção Individual  - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.

 Caminhão impróprio para a coleta de lixo

O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho.
 Trabalhadores da limpeza do lixo trabalhando sem EPI 

Os Equipamentos de Proteção Individual além de essenciais à proteção do trabalhador, visando a manutenção de sua saúde física e proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho, podem também proporcionar a redução de custos ao empregador.
 
 Trabalhadores sentados no lixo  e sem equipamento de proteção individual 

Para a Justiça do Trabalho o fato de comprovar que o empregado recebeu o equipamento (por meio de ficha de entrega de EPI), por exemplo, não exime o empregador do pagamento de uma eventual indenização, pois a norma estabelece que o empregador deva garantir o seu uso, o que se faz através de fiscalização e de medidas coercitivas, se for o caso.



Fonte: http://www.guiatrabalhista.com.br


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.