Acre é medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Imagem: Divulgação
Pela primeira vez o Estado do Acre é medalhista de
ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O
resultado saiu na última segunda-feira, 13, e consagrou a estudante
Larissa Bruna Carvalho de Sousa, da Escola Antonia Fernandes de Moura,
em Santa Rosa do Purus, como vencedoras nessa modalidade. Ao todo, foram
80 mil alunos inscritos em todo o Estado.
A Olimpíada de Matemática tem como objetivo estimular
os alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas
municipais, estaduais e federais a renovar o interesse por essa ciência e
despertar o espírito de competição saudável que existe dentro de cada
um. Na competição, o aluno é desafiado a demonstrar sua capacidade de
resolver problemas matemáticos que envolvem não só o raciocínio lógico,
mas também a sua habilidade de interpretar textos e imagens. Desse modo,
há o despertar de um aprender significativo e, consequentemente, do
gostar de estudar/entender matemática.
O coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática
das Escolas Públicas no Acre, Severino Correia, avalia que, “para um
aprender significativo, é fundamental que o aluno experimente, seja
desafiado, arrisque, questione, manipule, busque a solução, desenvolva
métodos de resolução e, só então, valide-os formalmente”.
O Acre tem participado de forma significativa na
Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP). É uma
iniciativa que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da
matemática entre alunos e professores de todo o país. Além da medalha de
ouro, o Estado foi contemplado com mais 16 medalhas de bronze (10 do
ensino fundamental e seis do ensino médio).
A OBMEP é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Suas atividades vêm mostrando a importância da matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
Premiação
O aluno vencedor é contemplado com uma bolsa de
iniciação científica no período de um ano, com bolsa de R$ 100, e ainda
participa de estágio com duração de 10 meses com material e professores
preparados pela OBMEP. Além dos alunos, escola e professores também são
premiados pelo desempenho de seus alunos. Nesse quesito, foram premiados
três professores e quatro escolas acreanas distribuídas em Rio Branco,
Cruzeiro do Sul e Santa Rosa do Purus. Os vencedores ganharam
computadores portáteis com programas de matemática e kits de projeção
móvel.
Objetivos Principais da OBMEP
Estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas.
Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
Contribuir para a integração das escolas públicas com as
universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades
científicas.
Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Fonte: Agência de Notícias do Acre
Nenhum comentário
Postar um comentário