Header Ads

Eleições 2012: No Acre, cresce o número de jovens na buscam por um mandato parlamentar

Imagem: jaruonline.com.br
Um novo ingrediente foi adicionado às disputas municipais em 2012 no Acre: o elevado número de jovens concorrendo a cargos eletivos.
Em alguns municípios do Estado onde número de jovens candidatos subiu, não somente aumentaram os números com relação aos anos anteriores: agora eles têm surgido cada vez com menos idade.
O rio branquense Jefferson Barroso (PV), que disputa uma vaga no parlamento mirim, é considerado o mais jovem no país: completa 18 anos um mês após o pleito eleitoral. Ele nasceu em 13 de novembro de 1994, data recente para muita gente que acompanha a política acreana.
A Agência ContilNet realizou um levantamento do número de candidaturas de jovens com menos de 30 anos em todo o Estado, com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC), e publicado na página Divulga Cand 2012.
Rodrigues Alves é o lugar entre os 22 municípios do Acre onde existem mais candidatos jovens: 28% deles têm menos de 30 anos. A mais jovem é a petista Nuciane, de 18 anos.

Marechal Taumaturgo, município com 20 anos de criação, é o segundo com maior número de jovens candidatos: 25,3% têm menos de 30 anos. Ali, quem conta com a menor idade é o socialista Anderson , de 19 anos.

Já Mâncio Lima é o município do Acre com o menor número percentual de jovens disputando cargos eletivos: 9,8% dos que disputam eleição naquela cidade são jovens. Não há nenhum candidato com menos de 23 anos.

O segundo município com menos candidatos jovens é Cruzeiro do Sul. O segundo maior colégio eleitoral do Acre tem apenas 10,5% de jovens disputando cargos eletivos. O mais novo é Leandro Cândido (PSB), de 20 anos, e em Manoel Urbano, Débora (DEM), com 24 anos.
A reportagem da Agência Contil entrevistou três jovens candidatos a vereador para saber o quê os motivou a ingressar na política partidária.

Francineudo Costa (PV), candidato em Rio Branco, é formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Acre e atualmente cursa Ciências Sociais na mesma instituição.
Para ele, a política é uma ferramenta de transformação social e por este motivo resolveu participar como candidato. Ele diz que está na política desde os 14 de idade, quando ingressou no movimento estudantil.
Durante 5 anos consecutivos militou com outros jovens da Ufac, buscando melhorias para a comunidade acadêmica. A respeito da disputa municipal, entende que poderá fazer um bom trabalho em prol de Rio Branco.
“O que me leva a ser candidato é justamente por entender a necessidade de renovar. Precisamos de políticos que verdadeiramente agreguem valor. É importante que estes candidatos tenham capacidade técnica, capacidade política e sensibilidade para lidar com as questões sociais. “, diz
Leandro Cândido (PSB), 20 anos, morador do bairro da Várzea, em Cruzeiro do Sul, é um dos poucos jovens do município que resolveram encarar o desafio de disputar uma vaga na Câmara Municipal. Com discurso afiado, o jovem tem sido tratado como uma espécie de estrela nos comícios da coligação, sendo quase sempre o último orador.

“Para fechar o comício com chave de ouro, deixamos Leandro falar por último, porque ele fala muito bem e empolga as pessoas”, disse um dos coordenadores da campanha de Henrique Afonso (PV), que disputa a prefeitura de Cruzeiro do Sul.
Leandro diz que política é uma maneira de organizar e ajudar a coletividade. Ele acredita que cabe aos jovens um importante papel na construção de um futuro melhor. “ A política é uma maneira de lutar por nossos anseios. É a maneira de conquistarmos um futuro melhor”, declara.
Jéfferson Barroso, que tem 17 anos mas aparenta bem menos, não mostra qualquer imaturidade ao falar. Com discurso coeso e firme, o jovem candidato a vereador em Rio Branco pede para ser eleito o vereador mais jovem do país, fazendo questão de frisar que este deve ser um voto consciente e não de protesto.
“Decidi disputar um cargo político pois acredito que amanhã sempre pode ser um dia melhor, e que além de trabalhar pelo que acreditamos, devemos trabalhar para as pessoas. Esta é minha missão e vou cumpri-la de todo o coração”, diz.


Veja a seguir a lista com o percentual de candidaturas jovens por municípios:
Acrelândia : 23,6%
Assis Brasil: 22,6%

Brasiléia: 16, 4%

Bujari : 20, 5%

Capixaba: 11,3%

Cruzeiro do Sul :10,5%

Epitaciolândia :15,09%

Feijó: 24, 2%

Jordão:20,4%
Mâncio Lima: 9,8%

Manoel Urbano: 17,6%

Marechal Taumaturgo: 25, 3%

Plácido de Castro: 11,6%

Porto Acre: 18,09%

Porto Walter: 21,3%

Rio Branco: 12,1%

Rodrigues Alves: 28%

Santa Rosa do Purus: 22,7%

Sena Madureira: 14,8%

Senador Guiomard: 16,6%
Tarauacá: 17,6%

Xapuri 13,5%


Gina Menezes, da Agência ContilNet

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.