Header Ads

Ficha suja, Dêda não assumirá Prefeitura de Rodrigues Alves

Francisco Amorim, o Dêda, candidato mais votado à Prefeitura de Rodrigues Alves pelo PP (Partido Progressista), não assumirá o cargo. É ficha suja desde 2010, quando o registro de sua candidatura foi impugnado após uma condenação do Tribunal de Contas da União (TCU). Por decisão dos juízes eleitorais, reassumirá o cargo o atual prefeito, Burica (PT), que teve 190 votos menos nas eleições do último dia 7.
Dêda foi autorizado a concorrer às eleições num despacho da juíza de Cruzeiro do Sul. Porém, esta sentença foi reformulada dias antes da votação pelo Tribunal Regional Eleitoral, acolhendo ao recurso movido pelo Ministério Público Eleitoral. A nova decisão não entrou no sistema do tribunal eleitoral em tempo hábil, obrigando a corte a emitir um novo parecer reafirmando a inelegibilidade do candidato.
As contas de Francisco Amorim junto ao TCU foram reprovadas – com irregularidades insanáveis – diante de comprovações de que ele desviou a finalidade de recursos repassados pelo governo federal para a educação básica do município. O TCU não lhe deu direito de recurso e também grafou sua culpa na acusação de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito.
Os desmandos ocorreram nos dois mandatos de Dêda como prefeito, entre 2001 e 2008. Na época, ele chegou a ser condenado a 13 anos de prisão por desvio de merenda escolar, material didático, dispensa irregular de licitação para construção de conjunto habitacional e falsificação de documentos juntados em sua prestação de contas.

Fonte: http://www.agazeta.net/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.