Header Ads

TARAUACÁ: 10 presos recebem tornozeleiras eletrônicas


Tornozeleira eletrônica de monitoramento
10 presos da Unidade Penitenciária Moacir Prado de Regime Semi Aberto vão deixar a unidade prisional e passar a usar as tornozeleiras eletrônicas de monitoramento. A partir de hoje, eles o benefício de dormir em casa e conviver com a família.

Dr. Flávio Mariano Mundim
Ontem à tarde em ato realizado no auditório do Fórum Desembargador Mário Strano em Tarauacá, sob a coordenação do Juiz da Comarca do Município, Dr. Flávio Mariano Mundim, foram apresentadas os equipamentos (tornozeleiras)  e os presos que irão recebê-los. O encontro contou com a presença de representantes do Poder Legislativo, Polícia Militar, corpo de bombeiros, Instituto de Administração Penitenciária, Servidores do Poder Judiciário e comunidade.

Sistema de monitoramento
 Como será feito o monitoramento?

O monitoramento é feito diariamente, incluindo feriados e finais de semana, por meio de tecnologia GPS e GPRS. Caso uma tornozeleira seja arrebentada e afastada do corpo do beneficiário, o equipamento acusa o rompimento e a equipe plantonista tenta entrar em contato com o preso para saber o que aconteceu. Em alguns casos, pode ser apenas um acidente ou a quebra do aparelho por motivo alheio à vontade. Em dois anos de uso deste equipamento pelo governo do Estado 668 presos foram beneficiados e 13 casos de rompimento foram registrados.

Central de monitoramento
A diferença do preso monitorado para o não monitorado, é que ele não precisa retornar para o presídio no final do dia, ele retorna para casa. Seu trajeto será monitorado por uma sala de controle, e que qualquer atividade suspeita pode gerar consequências para o detento. A partir do momento que insere esses dados, o satélite configura o trajeto. Na sala de controle, quando ele sair deste roteiro, será sinalizado e a equipe entra em contato com o preso, dependendo do caso ele pode até perder o beneficio.

10 presos vão usar o equipamento em Tarauacá
Cada preso que utiliza o aparelho de monitoramento custa, em média, R$ 15 por dia. Mas o sistema pode apresentar falhas, pois são sinais de GPS, como nos telefones que usamos, que podem dar erros por questões de tecnologia.


Do Blog do Accioly
Com informações do G1 e Agência Acre

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.