Header Ads

ECONOMIA: Copom anuncia hoje decisão sobre juros; mercado aposta em alta

Comitê do BC encerra reunião na noite desta quarta-feira; mercado aposta em novo aperto entre 0,25 a 0,50 ponto porcentual na taxa básica de juros

O presidente do BC, Alexandre Tombini, está entre os membros do Copom, que se reúne nesta terça e quarta-feira
O presidente do BC, Alexandre Tombini, está entre os membros do Copom, que se reúne nesta terça e quarta-feira(Elza Fiúza/Agência Brasil/VEJA)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central encerra na noite desta quarta-feira sua reunião de dois dias. Ao final do encontro será divulgada a decisão sobre a taxa básica de juros, a Selic. Boa parte dos economistas aposta em aumento de 0,25 ponto porcentual, como sinalizou o Boletim Focus divulgado esta semana. Alguns também consideram, porém, a possibilidade de um acréscimo de 0,50 p.p. na Selic, que está atualmente em 10,5% ao ano. Não há expectativa para manutenção ou corte dos juros.

A expectativa de aumento de 0,25 p.p. foi reforçada também no mercado futuro de juros, após o governo anunciar nova meta de superávit primário neste ano, a 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB), considerada mais crível e com potencial para melhorar a credibilidade do governo.

Leia também:

Na ata referente à última reunião do Copom, o BC elevou a perspectiva de inflação para 2014 e 2015 e sinalizou que os juros devem continuar subindo. No boletim Focus divulgado na segunda-feira, analistas indicaram um aumento de 0,25 ponto porcentual para a reunião desta quarta e mantiveram a projeção da Selic em 11,25%. 

Os juros vêm sendo elevados pelo BC desde abril passado. De lá para cá, a Selic foi tirada da mínima histórica de 7,25% ao ano para o atual patamar de 10,50%, num ritmo de elevação de 0,50 ponto porcentual nas últimas decisões.

Fonte: http://veja.abril.com.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.