Header Ads

Leandro Domingos: “Obras da ponte do Rio Madeira devem começar em outubro”

medalha
A Federação do Comércio do Estado do Acre vem acompanhando sistematicamente todo o processo de execução da obra da Ponte sobre o Rio Madeira, por entender que esta obra é fundamental para o desenvolvimento do Acre. A diretoria da Fecomércio/AC tem feito contínuas visitas ao local da obra, para constatar a execução do cronograma. Entendemos que é importante este acompanhamento para que não haja interrupção dos trabalhos por entraves burocráticos e por falta de recursos financeiros. Sabe-se que, embora tendo o orçamento aprovado no PAC, só foram liberados parte dos recursos, de modo que torna-senecessário o acompanhamento.

Com isso,o sonho de desenvolvimento acelerado do Acre está se cada vez mais próximo. A tão sonhada ponte sobre o Rio Madeira tornar-se-a uma das mais relevantes obras fomentadoras do desenvolvimento do estado.

A luta pela obra não foi fácil. Exigiu o esforço e empenho de um grande número de cidadãos dedicados de mente progressista. Com aproximadamente 3.000 metros de extensão, fará a ligação entre as margens do Rio Madeira de forma segura, rápida e econômica.

Segundo dados do consórcio responsável pela construção, em Regime de Contratação Diferenciada (RCD), o projeto deve ser entregue no próximo dia 12 de setembro (com dois meses de atraso justificados pelo período do transbordamento do rio) e, as obras devem ter início entre setembro e outubro, com previsão de término em fevereiro de 2017.

Todo esse processo demandou esforços de várias instituições no sentido de viabilizar-se tal construção incluindo, nesse esforço, a compreensão e o entendimento dos proprietários envolvidos na desapropriação, na sua maioria, colaboradores com o progresso.

Aproximadamente 22 hectares estão previstos para desapropriação, processo já em andamento, o que permitirá o início breve das obras. Todas as sondagens já foram efetivadas e os estudos de solo norteiam as técnicas de construção específicas para o empreendimento.

Até então, por conta da morosidade e custos envolvidos, os fretes chegavam por estas paragens extremamente elevados, sem considerar a predisposição dos caminhoneiros em não aventurar-se pelo trecho. Como resultado, poucos produtos e poucosinvestimentos privados são realizados no estado.

Uma vez liberada ao tráfego, o tempo de chegada dos produtos à capital acriana será reduzido. Reduzindo-se o tempo de viagem, reduzir-se-á o custo do frete, barateando o preço final dos produtos ao consumidor final.

Benefícios, como: um fluxo maior de mercadorias adentrando as fronteiras do estado; a elevação do número de veículos circulando pelo trecho; economia de combustível; segurança nos transportes em todas as suas dimensões; seguros mais baratos; modernização da frota de caminhões, entre outros tantos.

O resultado esperado ansiosamente pelo Estado do Acre já pode ser vislumbrado. Com a facilidade permitida com a construção da ponte e a consequente recuperação das rodovias federais em território acriano, permitirá a exploração e expansão das atividades de importação e exportação de forma mais intensa. A ligação com o Pacífico vai se concretizando a cada dia, fato esse respaldado pela reciclagem da BR 317, especificamente no trecho entre as cidades de Brasiléia e Assis Brasil, tríplice fronteira brasileira.

Como resultado, o Estado do Acre tornar-se-á, então, o portal de entrada e saída produtos/serviços para o resto do mundo. Certamente a construção da ponte será fonte geradora de capital, trabalho e renda, haja vista apontar para a efetivação de uma grande estação de transbordo de cargas, inerente ao desenvolvimento futuro do estado, sem a necessidade de elevados investimentos.

Havendo ligação segura e perene, outras tantas atividades comerciais serão desenvolvidas, com uma maior variedade de produtos e/ou serviços. Novas tecnologias estarão disponíveis, tanto ao consumidor final quanto às organizações atuantes em todos os segmentos de negócio.

Com a segurança oferecida pela ponte, um fluxo maior de pessoas visitarão os rincões deste estado e, como consequência, as atividades relacionadas ao turismo serão fortalecidas.


Enfim, mesmo com todo o distanciamento dos grandes centros e pelas possibilidades contingenciais geradoras de dificuldades econômicas internas, a construção da ponte será o ponto de partida para o despertar de um estado brasileiro que, em muito, irá contribuir com o crescimento e fortalecimento do Brasil.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre – FECOMÉRCIO/AC, como entidade de grau superior de representatividade, atenta à sua missão de gerar resultados positivos para o comércio, intensamente vem se envolvendo com as questões desenvolvimentistas geradoras de benefícios a todo o segmento que representa, indistintamente. Nesse interim, vem acompanhando e se fazendo ouvir por todos os segmentos da sociedade, seja público ou privado, agindo com transparência, seriedade, ética e responsabilidade, o que a tornou respeitada em todas as suas atividades de representação.

Assim, o comércio se fortalece e se prepara para o novo porvir.

*Leandro Domingos é Presidente da Fecomércio/AC

Fonte: http://www.contilnetnoticias.com.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.