Header Ads

TARAUACÁ: Festival Yawa 2014 celebra a reunificação do povo Yawanawa

Imagem: Divulgação
Uma das tribos mais conhecidas do Acre, os Yawanawas promoveram na última semana o Festival Yawa, uma grande festa que atraiu centenas de pessoas, de vários países, além de autoridades políticas, religiosas e empresários, na aldeia Nova Esperança. 

Centenas de turistas de outros estados e países que enfrentam longas distâncias participam dos festejos com os índios Yawanawa, nas cabeceiras do Rio Gregório onde se localiza a reserva indígena do povo Yawanawa ou Povo da Queixada, animal silvestre conhecido na região como porquinho do mato que sempre anda em grandes grupos para se protegeram. 

A terra Yawanawa foi demarcada pela primeira vez em 1933, com 92 mil hectares. Em 2003, os indígenas pediram a revisão dos limites, mas só em 2005 ela foi feita, o que expandiu seus territórios para 198 mil hectares.
O festival cultural indígena tem como objetivo principal perpetuar os costumes ancestrais, passados de geração em geração e mostrar aos povos não indígenas a cultura.Também reconecta com as famílias e reunifica as forças com espíritos Yawanawa. O povo Yawanawa é dividido politicamente em duas organizações cooperativa yawanawa que reúne a aldeia Nova Esperança e Amparo. E a associação sócio-cultural Yawanawa, que representa as demais seis comunidades.
O grande objetivo da festa esse ano foi a reunificação do povo Yawanawa, pois havia uma divisão interna. Há seis anos, os Yawanawa não se reuniam para a celebração juntos. Nas festas anteriores, os festivais organizados na Aldeia Nova Esperança não tinham a participação total dos Yawanawa.
O interesse de estrangeiros pelos costumes indígenas na região vêm crescendo. Por isso,  o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, tem investido no etnoturismo, por entender que esta é uma das vocações locais.
Além do apoio para realização do evento, está sendo erguida uma infra-estrutura turística, composta de pousadas, restaurante, cozinha, banheiros, em três aldeias onde acontecem festivais abertos aos turistas: Nova Esperança, Mutum e Lago Lindo.































Com informações do Jornal A Gazeta
Imagens: Eurico Paz

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.