Header Ads

Pesquisa: Governo Dilma é reprovado por 70% da população

Na avaliação da pesquisa os dados negativos sobre a presidenta sobressaíram em todos os questionamentos - Agência Brasil/Arquivo
Três dias após as manifestações populares realizadas em todo o Brasil contra a corrupção política e a gestão de Dilma Rousseff (PT), no último domingo (15), o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) em parceria com o Instituto de Pesquisa MDA. aponta uma reprovação de 70% do governo atual. A pesquisa nacional encomendada pelo Portal LeiaJá em parceria com o Jornal do Commercio também avalia a confiança dos brasileiros em relação a petista e a falta de credibilidade da população na possível mudança do país. 

A amostra que colheu opinião de mais de 2mil pessoas das cinco regiões brasileiras e questionou, entre outras coisas, se o governo de Dilma seria bom, regular ou ruim. Entre as opiniões dos entrevistados 13% avaliaram como bom e 59% como ruim. Outros 28% consideraram regular e 1% não responderam.

Também foi indagado aos brasileiros se a gestão de Rousseff estaria aprovada ou desaprovada. Neste questionamento os percentuais negativos aumentaram e chegaram a 70% de reprovação contra 20% de aprovação e 10% de pessoas que não responderam ou que não tinham opinião formada sobre o assunto. 

Segundo o cientista político Adriano Oliveira, um dos principais fatores para os dados expostos é a falta de relação entre a presidente e o eleitor. “Primeiro analisamos a empatia de Dilma com o eleitor. Segundo a condição econômica do país. Terceiro a corrupção e o quarto é a incapacidade de se comunicar”, elencou, considerando ser um percentual preocupante para o governo. “É um dado alarmante. Ela precisa ver como uma grande alerta para agir nas áreas políticas e de comunicação”, pontuou. 

O IPMN junto ao MDA também questionou os entrevistados sobre o nível de confiança na presidente Dilma Rousseff. As repostas neste aspecto revelou que 65% das pessoas não confiam na chefe do executivo, outros 25% acreditam parcialmente e apenas 9% plenamente. “Esse percentual mostra que ela sofre um déficit de popularidade. Se ela não melhorar poderá chegar ao limite”, analisou o cientista político.

A avaliação sobre a gestão do Governo Federal traz ainda a credibilidade dos brasileiros em relação às condições existentes para fazer o Brasil melhorar, mas, também nesta indagação, os percentuais não foram favoráveis a Dilma como a resposta negativa de 69% pessoas, 25% disseram “sim” e outras 6% não souberam ou não opinaram. 

De acordo com Adriano Oliveira, essa última pergunta está relacionada ao descrédito dos brasileiros e a falta de artimanha política de Rousseff. “Isso mostra o descrédito, o déficit de confiança e deve servir para a radicalização na dificuldade de articulação política”, esclareceu o especialista.A pesquisa foi realizada com 2012 pessoas de todo o país com 16 anos ou mais.

Fonte: http://www.leiaja.com/


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.