Header Ads

RIO BRANCO: Para evitar deslocamento da Ponte Metálica, engenheiro estaciona oito caçambas carregadas de brita

DSC_0675
Desde a noite de ontem, 03, após vistoria e inspeção, na Ponte Metálica (Juscelino Kubitschek), feita pela equipe do prefeito Marcus Viana, engenheiros e profissionais do Deracre foram adotadas algumas medidas de segurança em virtude da força lateral exercida pelas águas do rio Acre.

Desde sua interdição total ocorrida no domingo, 01, a ponte metálica tem apresentado fragilidade em virtude do volume de águas e balzeiros que se acumulam nas colunas de sustentação.

O secretario de Obras do município, engenheiro Ricardo Araújo, que está comandando os trabalhos de monitoramento, afirma que não há nenhum dano à estrutura da ponte, porém algumas medidas preventivas foram adotadas para evitar o deslocamento da mesma.

O engenheiro explica que como medida paliativa, a equipe de engenheiros chegaram a conclusão que o posicionamento dos caminhões carregados de brita sobre a ponte ajudaria a diminuir os riscos.

“Estamos fazendo o controle intenso com a equipe de engenheiros. Ocorre que toda ponte é projetada para receber peso e não força lateral, como vem ocorrendo pelo volume e força das águas. Desde às 22 horas de ontem estivemos aqui e traçamos um relatório das coordenadas e força das águas, chegamos a conclusão que se colocássemos peso iríamos aumentar a força vertical para combater o esforço lateral exercido pelas águas contra as colunas”.

O engenheiro desmente boatos de que a ponte estaria correndo o risco de ser arrastada pelas força das águas.

“Não tem problema nenhum de dano à estrutura da ponte. Todo o dia verificamos a quantidade de balzeiros, realizamos a limpeza e retirada de lixo e entulho para diminuir essa força lateral. Claro, que precisamos fiscalizar preventivamente e adotar medidas para evitar o deslocamento da ponte, concluiu.

Desde a noite de ontem, 03, começaram a ser estacionadas caçambas de grande porte carregadas de brita e nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 04, são contabilizadas oito caçambas com objetivo de exercer peso e manter a estabilidade, já que a força das águas acaba forçando os pilares. O peso total aproximado das oito caçambas equivale a 25 toneladas, segundo informou o engenheiro.


Fonte: http://www.ac24horas.com/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.