Header Ads

CULTURA: Ministério da Cultura lança nesta terça a Política Nacional das Artes



O Palácio Gustavo Capanema, sede da Fundação Nacional da Artes (Funarte), no Rio de Janeiro, recebe nesta terça-feira o lançamento da Política Nacional das Artes (PNA). O evento contará com a participação do ministro da cultura, Juca Ferreira, do presidente da Funarte, Francisco Bosco, de artistas e representantes dos colegiados setoriais e articuladores de diversas linguagens artísticas.

Toda a programação do evento pode ser conferida, em tempo real, no site www.cultura.gov.br.

Às 21h30, o rapper paulistano Emicida encerra a programação do dia, com show no Circo Voador, que, além do site do Ministério da Cultura (MinC), poderá ser conferido ao vivo pelo site da TV NBR (conteudo.ebcservicos.com.br/streaming/nbr).

Conduzido pelo MinC e pela Funarte, a Política Nacional das Artes é um programa que visa sistematizar um conjunto de políticas públicas consistentes e duradouras para as artes brasileiras a partir de um amplo debate com os diversos setores artísticos e com a sociedade em geral.

As discussões têm como ponto de partida o conteúdo produzido pelos Planos dos Colegiados Setoriais, debates, conferências e estudos realizados pelo Sistema MinC. A ideia é que os trabalhos sejam concluídos até o fim do ano. Haverá uma estrutura por meio da internet para receber sugestões da sociedade. 

O projeto contribuirá também para a renovação da Funarte, entidade vinculada ao MinC, responsável pelas políticas de fomento para artes visuais, circo, dança, música e teatro.

Três grupos coordenam o processo de elaboração, cada um com configuração e funções específicas: Comitê Executivo, Articuladores e Consultores.

O Comitê Executivo é formado por Juca Ferreira, Ministro da Cultura; João Brant, secretário-executivo do MinC; Guilherme Varella, secretário de Políticas Culturais do MinC; Adriano de Angelis, assessor especial do ministro; Francisco Bosco, presidente da Funarte; e por Leonardo Lessa, diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte.

O grupo de Articuladores conta com seis profissionais das áreas de artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro. Os Consultores trabalharão na pesquisa, análise, sistematização e elaboração das informações produzidas nas viagens da "Caravana das Artes". Eles serão selecionados por meio de um edital que será lançado em parceira com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e atuarão em parceria com os Articuladores.

A "Caravana das Artes" é um dos quatro eixos de ação de construção da PNA e consiste em viagens aos 26 estados e Distrito Federal com o objetivo de reunir contribuições de propostas em rodas de conversa setoriais. Essas viagens terão início no segundo semestre de 2015.

Os demais eixos de ação da PNA são os Seminários Temáticos, que serão realizados em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ), os Encontros Setoriais e a Plataforma Digital, que estará aberta à participação social.

Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Cultura

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.