Header Ads

EDUCAÇÃO: Prazo para que municípios aprovem o Plano Nacional de Educação termina nesta quarta (24)


Discussões para a elaboração do Plano Municipal de Educação têm como objetivo nortear e direcionar a educação nos próximos dez anos - Divulgação/Governo de SP

Termina nesta quarta-feira (24) o prazo para que os municípios brasileiros aprovem o Plano Nacional de Educação (PNE – Lei 13.005/2014).O Rio Grande do Sul é o estado com maior número de municípios que já sancionaram seus Plano. Até esta segunda-feira (22), já haviam sido sancionados 194 planos.

Em números percentuais, entretanto, o Amapá é o estado que mais avançou. Dos 16 municípios, dez já sancionaram seus planos de educação, mais de 62% do total. Outros três já aprovaram os planos nas câmaras de vereadores, um tem o projeto de lei já enviado ao legislativo e dois já têm os planos elaborados. Do outro lado, o Acre é o único estado em que nenhum município sancionou o plano.

Estados 

Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Maranhão já têm seus planos estaduais de educação. Os legislativos de Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo e do Distrito Federal já aprovaram os planos, mas falta a sanção dos governadores.

De acordo com o secretário de articulação com os sistemas de ensino do Ministério da Educação, Binho Marques, os planos municipais de educação refletem as realidades dos municípios, mas as metas e estratégias devem se relacionar com o PNE e com os planos estaduais. “Quanto mais articuladas e pactuadas forem as metas, mais claros serão os compromissos com os mecanismos de colaboração, e mais perto estaremos da instituição do Sistema Nacional de Educação”, disse.

Verifique o andamento do plano de educação do seu município

Fonte: Ministério da Educação

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.