Header Ads

ACRE: ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS ESTUDANTES E DA JUVENTUDE PUBLICAM NOTA DE APOIO AO MOVIMENTO GREVISTA DA EDUCAÇÃO



União dos Estudantes Secundaristas do Estado do Acre

NOTA AO PÚBLICO 

A UESA – União dos Estudantes Secundaristas do Estado do Acre, vem a público se posicionar, em nome dos estudantes sobre a Greve que está em curso no Estado. Repudiamos a inércia do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação, que fecha as portas para um entendimento e um possível desfecho para a greve. Entendemos que a paralisação gera transtorno e atraso no ano letivo, mas olhamos para história e percebemos que, todas as grandes conquistas, nasceram de grandes lutas e com o povo nas ruas. Nós estudantes e Educadores, somos os agentes principais na estrutura educacional de uma sociedade, sendo, que por sinal não existe avanços e desenvolvimento em sociedade qualquer, sem investimentos prioritários na Educação. O Estado do Acre avançou significativamente nos últimos 15 anos, nos índices e indicadores da educação, em todos os níveis e isto reconhecemos. Mas por outro lado entendemos que, os investimentos em educação é algo permanente e que não podem de forma alguma sofrer interrupções ou cortes financeiros. Queremos reafirmar o apoio incondicional aos servidores em educação do Acre, pois a valorização é o ponto de partida, para termos profissionais trabalhando com dedicação e qualidade. Também temos as pautas secundárias, que afetam a boa qualidade de ensino de milhares de estudantes em todo estado. Acompanhamos as Bandeira Macro de todas as lutas do Movimento estudantil no País. Temos o PNE- Plano Nacional de Educação para ser consolidado, a Luta dos 10% do PIB para Educação, que foi uma luta árdua, Reforma do Ensino Médio os Royalties do Pré Sal pra Educação.

No Campo das Lutas locais, temos diversas bandeiras como; Distribuição gratuita do Uniforme Escolar, pois entendemos que por a escola ser pública, o estado deve garantir a gratuidade do fardamento e material didático a todos estudantes. Climatização em todas as salas de aulas, Melhoria no Transporte Escolar,principalmente na Zona Rural. Portanto a luta dos Bravos Servidores é a mesma luta dos estudantes, tendo como objetivos comuns, a melhoria e avanços na educação do nosso País e de Nosso Estado. 


Atenciosamente;
Marcos Craveiro
Presidente da UESA - Acre


NOTA DE APOIO DA JUVENTUDE DO PT AO MOVIMENTO GREVISTA

O Partido dos Trabalhadores, ao longo de sua história protagonizou as principais lutas dos trabalhadores. Tomando parte dessa luta, a juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), através desta nota, declarar seu total apoio a GREVE dos trabalhadores da educação estadual e federal.

Repudiamos o ostracismo e falta de flexibilidade nas negociações entre governo e movimento grevista, tendo em vista que o último reajuste salarial foi em 2011, e com a atual inflação os 25% de reajuste é uma pauta válida e legitima. Acreditamos na capacidade do governo em elaborar uma proposta que contemplem a classe.

Defendemos o retorno das atividades escolares o mais rápido possível, pois entendemos que ambas as partes estão sendo prejudicadas, tanto os trabalhadores em educação quanto os alunos, mas não compactuamos com o posicionamento de um pequeno grupo isolado de possíveis estudantes, que são contra o movimento grevista, tentando deslegitimar a greve dos trabalhadores, que é um direito assegurado e garantido pela constituição brasileira e também reproduzindo um discurso governista que não representa a luta da classe estudantil, que por sinal, sempre tiveram apoio dos trabalhadores em educação em seus diversos momentos de lutas e conquistas por melhorias na qualidade da educação.

“Reiteramos total apoio aos trabalhadores e trabalhadoras que resistem a mais de 30 dias de greve nas ruas levantando suas bandeiras e defendendo seus direitos.

Direção executiva estadual da juventude do PT – AC

Fontes: http://ujsac.blogspot.com.br/
            http://www.contilnetnoticias.com.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.