Header Ads

Crise moral pesa nesta hora, diz Socorro Neri sobre possível candidatura à prefeitura

Há um ano das convenções visando a eleição de 2016,ContilNet dá início a entrevistas sintetizadas com os possíveis candidatos à prefeitura de Rio Branco anunciados pelos partidos e coligações. A série é aberta com uma conversa informal com Socorro Neri, ex-vice-reitora da Ufac. Ela é professora da universidade há 18 anos, nasceu em Tarauacá e chegou em Rio Branco em 1980. Possui mais de 30 anos de serviços prestados aos governos federal, estadual e municipal e deve ser a candidata a prefeita pelo PSDB, segundo indicação do partido tucano na última semana. 

O presidente da Executiva Municipal do PSDB, Francisco Nazareno, exaltou o passado probo, sem manchas, da professora, e o seu trabalho em defesa da capital do Acre, em particular, e no geral pelo Acre. “A Socorro em muito contribuiu para a diminuição da pobreza e em defesa da inclusão social no estado. Não responde a nenhum processo em qualquer instância judicial, ao contrário de muitos com bem menos tempo de serviços”, disse o dirigente tucano.

“Tenho convicção de que em cada uma dessas funções servi aos interesses institucionais e da sociedade, e não a interesses de grupos ou de partidos; agindo com ética, seriedade e transparência na condução da coisa pública”, afirmou a professora.

Carismática e paciente, Socorro Neri faz agradecimentos ao partido, aos amigos e desconhecidos que aplaudem a escolha de seu nome nas redes sociais, mas prefere a cautela antes de se apresentar como possível pré-candidata à prefeitura de Rio Branco. Leia:

ContilNet – O que lhe veio na mente ao receber o convite para filiar-se ao PSDB?

Socorro Neri - Ao receber o convite, a primeira vontade que tive foi a de declinar e dar sequência ao trabalho que desenvolvo na UFAC, onde sou professora desde 1997. Entretanto, como moro em Rio Branco desde 1980, quando vim de Tarauacá, onde nasci, e conheço bem nossa cidade e sei de seus contrastes, desigualdades e deficiências, decidi avaliar o convite. Estou conversando com minha família e meus amigos, e nessas conversas tenho percebido que é latente o desejo de mudança. Sou apenas uma filiada partidária.

Como a senhora avalia o contexto político atual em Rio Branco?

O contexto atual, de grave crise moral, política e econômica, exige que pessoas que se sintam em condições de contribuir, participem da política a assumam a responsabilidade de reorientá-la para o bem comum, para que ela sirva de efetivo instrumento de mudança social. Eu acredito na possibilidade de compartilhar na gestão pública aquilo que Mário Covas dizia, ao se referir à política: "é possível conciliar política com ética, com honra e com mudança"

Nós do PSDB, que somos oposição aos governos do PT nos planos nacional e local, temos a obrigação de, na eleição de 2016, apresentar uma alternativa real de mudança, e estou certa de que faremos isso. A decisão de quem vai liderar esse processo é do partido e será tomada com serenidade e no momento adequado.
Socorro Neri trabalhou na administração federal, estadual e municipal

Fale sobre renovação...
Considero corajosa e feliz a iniciativa dos dirigentes do PSDB em buscar renovar os seus quadros, trazendo nomes novos para o debate sobre a eleição municipal de 2016. Há outros nomes sendo avaliados, além do meu, e no momento certo o partido decidirá por aquele que melhor represente o que o partido pensa sobre a governança municipal.

Na convenção do PSDB, não haveria outro nome para disputar com a senhora. Como vê isso?

O partido se descola da preocupação com o ponto de partida, em termos de memória eleitoral do candidato ou candidata, e decide ouvir a voz das ruas que anseia por renovação não apenas de nomes ou de markentig eleitoral, mas real: de projeto, de posturas e de procedimentos. A inclusão do meu nome no debate é um reconhecimento dos dirigentes tucanos à capacidade de gestão que demonstrei nas funções que exerci nas três esferas de governo. Sou grata por reconhecerem, ainda, à minha formação acadêmica e à minha postura como profissional e como pessoa.

Quem é Socorro Neri?

Até março deste ano, respondi pela pró-reitoria de graduação da Ufac. Fui também vice-reitora da universidade e diretora de extensão. Na prefeitura de Rio Branco fui secretária de Assistência Social, de outubro de 2002 a dezembro de 2004, e coordenei um trabalho que é considerado, pelos profissionais da área, como um marco no âmbito da Assistência Social do município, além de ter dirigido os Departamentos de Pessoal e da Criança e do Adolescente. E no governo do Estado, dirigi o Departamento de Ensino Supletivo que, à época, coordenava a formação inicial de professores e a educação de jovens e adultos. Concomitante ao trabalho, me graduei em Pedagogia e cursei mestrado e doutorado em Educação, em universidades de reconhecida excelência acadêmica, a UFRJ e a UFMG, respectivamente.

Tive enorme prazer em ser superintendente regional da Legião Brasileira de Assistência Social (LBA), entre 1993 e 1994. Naquela época, conseguimos expandir as metas de inclusão social, em especial as voltadas para a educação infantil, com a oferta de creches. Foi um momento emocionante, que guardarei como uma das boas práticas administrativas que mais alcançou as populações carentes na ápoca.

Assem Neto, Da ContilNet Notícias

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.