Consumidor inadimplente pode renegociar dívidas com até 95% de desconto

40% da população adulta do País está inadimplente; problema financeiro pode ser decorrência de distúrbios psicológicos
Divulgação
O Super Feirão Limpa Nome da Serasa acontece presencialmente no Rio de Janeiro nos dias 3 a 7 de novembro e em São Paulo nos dias 24 a 28 de novembro e online para o restante do País

A inadimplência afeta anualmente muitos brasileiros. Em março deste ano ,o número de inadimplentes era de 55,6 milhões; em agosto, já eram 57,2 milhões. O número é o maior já registrado e corresponde a 40% da população adulta.

Além das implicações financeiras decorrentes dessa situação, o problema também tem graves consequências para o psicológico. Fábio Sales, de 29 anos, sentiu na pele os efeitos da inadimplência. O supervisor de estoque tinha, há alguns anos, uma dívida de R$ 5 mil com o Itaú. “Perdi uma oportunidade de emprego por conta disso e estava me incomodando bastante, a ponto de não conseguir dormir”, conta. Não conseguir o emprego foi a gota d’água e motivou Fábio a buscar ajuda financeira. Há cerca de cinco meses, o rapaz renegociou sua dívida com a Serasa por meio de uma ferramenta online e conseguiu barganhar por 6 parcelas de R$ 80,00. A falta de sono é apenas um dos problemas psicológicos gerados pela inadimplência. 

Buscando prover não só a ajuda financeira para os endividados como também o auxílio psicológico, a Serasa deu início, em 2014, a uma parceria com o Hospital das Clínicas. Para Karla Longo, especialista em relações com o consumidor do SerasaConsumidor, consolidar essa cooperação entre as partes é muito importante, já que os temas são muito comuns.

O programa do HC, em parceria com a ONG Viver Bem, visa a ajudar pessoas de diversas camadas sociais que sofram de problemas psicológicos advindos das finanças. “É uma via de mão dupla: algumas pessoas vão até o Hospital das Clínicas sem conhecer a Serasa e algumas pessoas vêm até nós sem conhecer o programa”, conta. Desde que a parceria foi firmada, a procura pelo programa do HC cresceu cinco vezes. É comum que os endividados não percebam que a situação inadimplente é resultado de um distúrbio psicológico. 

A Serasa oferece no próximo mês uma grande oportunidade para os consumidores inadimplentes renegociarem suas dívidas. O Super Feirão Limpa Nome da Serasa acontece presencialmente no Rio de Janeiro nos dias 3 a 7 de novembro e em São Paulo nos dias 24 a 28 de novembro. O restante do País poderá renegociar suas dívidas online no período de 3 a 14 de novembro. O Feirão contará com a presença de grandes bancos, empresas do varejo e diferentes setores que registraram aumento na inadimplência, como escolas. As dívidas poderão ser renegociadas com descontos que chegam a 95%. Para avaliar se as dívidas estão interferindo no estado emocional, a Serasa disponibiliza um teste online.

Fonte: http://economia.ig.com.br/

Comentários