Header Ads

IFAC lança plataforma de cursos gratuitos online


Já está no ar a plataforma de cursos livres online gratuitos do Instituto Federal do Acre – IFAC. A homepage www.mooc.ifac.edu.br foi lançada na noite de quarta-feira, dia 30, no anfiteatro da Garibaldi Brasil, na UFAC, durante a abertura do Seminário Acreano de Educação a Distância – SAEaD, evento organizado pelas duas instituições federais de ensino.

O coordenador de Educação a Distância do IFAC, Prof. Victor Antunes Vieira, explicou que a proposta é a colaboração, interação na oferta de cursos de alta qualidade totalmente gratuitos e livres. Realizado em parceria com o Instituto TimTec, a homepage já inicia com a oferta de 12 cursos: Programação de Games, Desenvolvimento de Back-end, Produção de Videos Educacionais para Web, Introdução à programação em linguagem JAVA, Javascript: Conceitos e Bibliotecas, Arquitetura da Informação e Projeto de Sistemas, Edição e Tratamento de Imagens, Publicação Digital em Dispositivos Móveis, Introdução ao uso de Banco de Dados e SQl, Introdução à Linguagem de Programação PHP, 7 Lições para Produção de Textos, Desenho de Jogos e HTML5 - Introdução ao Front End. “Não tem nenhum pré-requisito e nem certificação, a base é o conhecimento”, acrescentou o coordenador.

Contextos do EaD

A solenidade do Seminário Acreano de Educação a Distância – SAEaD “Avanços e Perspectivas da EaD no Acre” aconteceu na noite do dia 30 de setembro com a participação na mesa de autoridades da reitora do Instituto, Profª Rosana Cavalcante dos Santos, o pró-reitor de Assistência Estudantil, Prof. Antônio Carlos Fonseca Pontes Júnior (representante do reitor), a coordenadora do Núcleo de Interiorização a Distância da UFAC, Profª Adriane Corrêa da Silva, e a diretora sistêmica de Programas Especiais do IFAC, Jailene Ribeiro Soares.

Todas as falas enfatizaram a importância de fortalecer o diálogo em Rede e as parcerias para a oferta de cursos a distância, avançando com a sociedade na compreensão do quanto as novas tecnologias tem modificado as formas de pensar e agir das pessoas.

Como palestrante do primeiro dia de evento, a Profª Neffretier Cinthya Clasta, da Universidade de Rondônia, provocou reflexões profundas sobre educação, o ser humano que queremos formas, a influência dos contextos históricos e culturais de cada região, a desvinculação hoje de boa parte da oferta de cursos a distância da pesquisa e da extensão, a formação do docente quanto as novas tecnologias, as dinâmicas pedagógicas, políticas, financiamentos, sonhos e o choque de gerações.

(assessoria)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.