SAÚDE: CINCO DICAS PARA EVITAR ANEMIA EM CRIANÇAS


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Como é a alimentação dos seus filhos? Será que eles se alimentam bem mesmo? Hoje o Universo Jatobá fala da relação entre alimentação saudável e anemia em crianças e adolescentes. A praticidade dos industrializados pode favorecer quadros de anemia nesta fase devido à falta de nutrientes fundamentais ao desenvolvimento.

O excesso de sódio, açúcar e gordura pode contribuir para quadros de sobrepeso e obesidade que, por sua vez, camuflam a desnutrição e a anemia e, além disso, podem causar diabetes e hipertensão arterial, elevando as chances de problemas de coração.

A anemia é um distúrbio de redução de células do sangue (eritrócitos) ou de hemoglobina. As hemácias são as células que conduzem o oxigênio para o corpo, e quando a quantidade delas se reduz, a anemia aparece.

O sangue precisa de nutrientes e oxigênio suficientes para um bom funcionamento do organismo, caso contrário, a criança se sentirá mais cansada. Segundo a Dra. Patrícia Elias, do HCor, o coração bombeia uma quantidade de sangue suficiente para suprir a oxigenação e os nutrientes de todo organismo. “Se a criança está anêmica, ela acaba não recebendo a oxigenação necessária, o que descompensa o coração, trazendo desconforto ao paciente”, explica.

De acordo com a especialista, no exame clínico é possível identificar sinais da anemia, como fraqueza, cansaço, palidez de pele e mucosas. “Para o diagnóstico, é necessário realizar exame de sangue”, enfatiza.

Quando diagnosticado, o tratamento para o distúrbio poderá ser feito com sulfato ferroso e alimentação saudável. Em casos mais graves de anemia, o tratamento é feito por transfusão de sangue.

Confira cinco dicas:

1 . Invista em folhas verdes, que são ricas em ácido fólico.

2 . Não deixe de consumir a vitamina B12, que é encontrada em produtos de origem animal, como peixes.

3 . O ferro pode ser obtido a partir do feijão, da beterraba, do espinafre e das carnes vermelhas. Mas cuidado com o excesso. Clique aqui e saiba mais.

4 . A quinoa é uma ótima opção para incluir no cardápio das crianças. Clique aqui e saiba mais.

5 . O suco de cenoura, água de coco e kiwi também é um aliado contra a anemia. Clique aqui e anote a receita.

Então, vale o alerta. Se a má alimentação for mantida, o processo de aprendizagem, a memória e a concentração podem ser prejudicados.

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Fonte: http://www.universojatoba.com.br/

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